Beijing – A principal taxa de empréstimo (LPR, sigla em inglês) de um ano da China, índice referencial para empréstimos do mercado, ficou em 3,1% na segunda-feira, inalterada em relação ao mês passado.
A LPR de mais de cinco anos, na qual muitos credores baseiam as suas taxas de hipoteca, também se encontrou inalterada na relação à leitura anterior de 3,6%, de acordo com o Centro Nacional de Financiamento Interbancário.
A LPR, divulgada uma vez por mês, é uma referência importante para a precificação das taxas de juros dos empréstimos. A LPR de um ano e a LPR de mais de cinco anos caíram 35 pontos-base e 60 pontos-base, respectivamente, desde o início de 2024.
As LPRs reduzidas mantiveram as taxas de juros dos empréstimos em níveis historicamente baixos. De acordo com os dados mais recentes do banco central da China, a taxa de juros para empréstimos corporativos recém-emitidos foi de aproximadamente 3,43% em dezembro passado, uma queda anual de 0,36 ponto percentual.
A taxa de juros para empréstimos habitacionais para pessoas físicas ficou em 3,11% no mês passado, representando uma queda anual de 0,88 ponto percentual, mostraram os dados.
A China fortalecerá ainda mais os ajustes anticíclicos, alavancando uma série de ferramentas de política monetária, incluindo taxas de juros e depósitos obrigatórios, para manter ampla liquidez e garantir um ambiente de reforço ao financiamento social, disse Xuan Changneng, vice-presidente do Banco Popular da China, o banco central, na semana passada.
A economia da China atingiu sua meta de crescimento anual e expandiu 5% ano a ano em 2024, com seu produto interno bruto atingindo 134,9084 trilhões de yuans (US$ 18,77 trilhões), mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas divulgados na sexta-feira.