N’Djamena – O presidente do Chade, Mahamat Idriss Deby Itno, reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, na quarta-feira em N’Djamena, para discutir a promoção da cooperação bilateral.
Mahamat pediu a Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, que transmitisse suas sinceras saudações e respeito ao presidente chinês Xi Jinping.
Xi é um líder visionário, que liderou a China na direção de conquistas econômicas notáveis e um papel essencial no cenário global, disse Mahamat. Ele parabenizou a China por ter sediado com sucesso a Cúpula do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) em Pequim no ano passado, o que, segundo ele, fez avanços significativos nas relações China-África.
A cooperação da China com a África sempre foi baseada no respeito mútuo, na igualdade e no benefício mútuo, produzindo resultados frutíferos, disse ele, expressando a gratidão à China pelo seu apoio íntimo ao desenvolvimento da África, particularmente ao progresso do Chade.
A China é um importante parceiro estratégico e um amigo confiável do Chade, com suas relações bilaterais abordadas como um modelo de respeito mútuo e cooperação ganha-ganha, afirmou Mahamat.
O Chade apoia firmemente os esforços da China para salvaguardar a sua integridade territorial e realizar a unidade nacional, ao mesmo tempo que se opõe à interferência nos seus assuntos internos, enfatizou.
A China está comprometida em defender a equidade e a justiça global, desempenhar um papel construtivo na abordagem das questões internacionais cruciais, disse o presidente chadiano, observando que o Chade está disposto a fortalecer a comunicação e a cooperação com a China para defender posições compartilhadas e proteger interesses comuns.
Por sua vez, Wang transmitiu as calorosas saudações de Xi a Mahamat.
Wang lembrou que, após a posse de Mahamat, a sua primeira visita fora da região foi à China para participar da Cúpula do FOCAC em Pequim, sendo que a visita foi concluída com sucesso e contribuições para as conquistas da cúpula. Durante esta visita, os dois chefes de Estado, em conjunto, elevaram as relações bilaterais a uma parceria estratégica, dando início a uma nova fase de cooperação entre os dois países.
A China sempre defende que todos os países, grandes ou pequenos, fortes ou fracos, são iguais, afirmou Wang, observando que a China se opõe a todas as formas de hegemonia, intimidação e unilateralismo. Ele expressou a disposição da China de fortalecer a estratégia estratégica com o Chade e continuar a fornecer apoio mútuo inabalável.
A China aprecia os esforços do Chade para se manter independente e autossuficiente, e busca desenvolvimento e revitalização adequados às suas condições nacionais, e está pronto para trabalhar com o Chade para implementar o importante progresso pelos dois chefes de Estado e os resultados da Cúpula do FOCAC em Pequim, disse Wang.
A China busca aprofundar os intercâmbios de experiência em governança, solidificar a confiança política por meio de valores compartilhados, expandir de forma abrangente a cooperação colaborativa beneficiada para apoiar o desenvolvimento e a revitalização do Chade, assim como construir conjuntamente uma comunidade China-África com um futuro partilhado para a nova era sob todas as condições.
Durante a reunião, Mahamat expressou sinceras condolências ao governo e ao povo chinês pelo terremoto na Região Autônoma de Xizang, na China.
No mesmo dia, Wang também se encontrou com o primeiro-ministro do Chade, Allamaye Halina, e conversou com o ministro das Relações Exteriores, Abderaman Koulamallah.