Beijing – A China formulará mais de 50 padrões nacionais e setoriais para a inteligência artificial (IA) até 2026 e desenvolverá um sistema padrão para orientar o desenvolvimento de alta qualidade do setor, de acordo com diretrizes divulgadas em conjunto pelo Ministério da Indústria e Informatização e por três outros órgãos governamentais.
As diretrizes especificaram sete áreas-chave para o desenvolvimento do sistema padrão de IA no país, incluindo padrões para tecnologias-chave, produtos e serviços inteligentes e aplicações da indústria.
O desenvolvimento de padrões de IA pode ajudar a promover o progresso tecnológico, o desenvolvimento empresarial e a atualização industrial, assim aproveitando melhor a IA para capacitar a nova industrialização, de acordo com as diretrizes.
Nos últimos anos, a indústria de IA da China alcançou progresso em inovação tecnológica, criação de produtos, aplicações industriais e outras áreas. O setor tem apresentado novas características com o desenvolvimento acelerado de novas tecnologias, como modelos de grande porte.
A China agora conta com mais de 4.500 empresas de IA. Sua indústria essencial de IA atingiu uma escala de mais de 578 bilhões de yuans (US$ 81 bilhões) em 2023, um aumento de 13,9% ano a ano, de acordo com dados oficiais.
No relatório de trabalho do governo deste ano, a China revelou uma iniciativa IA Plus, um movimento estratégico projetado para impulsionar a expansão da economia digital e liderar a transformação e modernização dos setores industriais.