Beijing – As autoridades chinesas anunciaram a alocação de 496 milhões de yuans (US$ 69,59 milhões) de seu fundo de socorro a desastres naturais para ajudar nos esforços de controle de enchentes em uma ampla faixa do país.
Os fundos de emergência foram alocados conjuntamente pelo Ministério das Finanças e pelo Ministério da Gestão de Emergências, de acordo com um comunicado divulgado pelo Ministério das Finanças nesta quinta-feira. Anteriormente, os dois departamentos já haviam adiantado 346 milhões de yuans para apoiar as medidas destinadas a combater as enchentes.
Os fundos serão usados para apoiar o trabalho de controle de inundações e desastres em Zhejiang, Anhui, Fujian, Jiangxi, Hubei, Hunan, Guizhou, Guangdong e Guangxi.
O ministério informou que os fundos alocados serão canalizados para apoiar operações de busca e resgate, evacuar as pessoas afetadas, detectar desastres secundários e reparar moradias danificadas.
As chuvas persistentes atingiram muitas regiões da China neste verão, danificando estradas e edifícios e deixando vítimas.
O Comando Nacional de Prevenção e Combate às Inundações e Secas elevou nesta segunda-feira as respostas de emergência às inundações para o nível III nas províncias de Zhejiang, Anhui, Jiangxi e Hunan, após a decisão do observatório nacional de emitir alertas vermelhos para tempestades nessas áreas.
O vice-primeiro-ministro chinês, Zhang Guoqing, pediu na quarta-feira uma resposta de emergência extenuante e esforços de socorro a desastres, com inundações e secas afetando algumas partes do país.
Ele pediu esforços para fortalecer a liderança organizacional e a coordenação geral, bem como iniciativas para enviar pessoal e materiais de emergência com antecedência, a fim de estar totalmente preparado para o trabalho de resgate e alívio de desastres em caso de estradas destruídas, redes danificadas e cortes de energia.
A China tem um sistema de resposta de emergência de quatro níveis para controle de inundações, com o nível I sendo a resposta mais urgente, e um sistema de alerta meteorológico de quatro níveis, codificado por cores, com o vermelho representando o aviso mais severo, seguido por laranja, amarelo e azul.