Luxemburgo – O vice-primeiro-ministro chinês em visita, Ding Xuexiang, e o vice-primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, concordaram que seus dois países devem trabalhar juntos para aprimorar a cooperação no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota.
Os dois líderes fizeram os comentários ao participarem do segundo Fórum da “Rota da Seda Aérea” Zhengzhou-Luxemburgo para a Cooperação Internacional, na quinta-feira.
Ding, que também é membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, lembrou que, em junho de 2017, o presidente chinês Xi Jinping propôs apoiar a construção da “Rota da Seda Aérea” entre a cidade central chinesa de Zhengzhou e Luxemburgo. Segundo a declaração do presidente do terceiro Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional em outubro de 2023, o segundo Fórum da “Rota da Seda Aérea” Zhengzhou-Luxemburgo para a Cooperação Internacional seria realizado.
O fórum aqui é uma ação prática para implementar o consenso alcançado pelos líderes dos dois países para aprofundar a cooperação do Cinturão e Rota, tendo uma importância significativa, observou Ding.
Ding também disse que, ao longo dos anos, os dois países mantiveram o espírito da Rota da Seda e alcançaram resultados notáveis na construção da “Rota da Seda Aérea”, estabelecendo uma ponte aérea de conectividade e tornando-a um projeto de referência da cooperação do Cinturão e Rota.
Olhando para o futuro, a China está pronta para trabalhar com Luxemburgo para construir um sistema de transporte aéreo mais eficiente, forjar uma cooperação econômica e comercial mais próxima e desenvolver intercâmbios culturais diversos e interativos para impulsionar o desenvolvimento de alta qualidade da “Rota da Seda Aérea”, acrescentou Ding.
Observando que a China está aprofundando ainda mais a reforma de forma abrangente e promovendo o desenvolvimento de alta qualidade por meio de uma abertura de alto nível, Ding enfatizou que a porta da China para o mundo só se abrirá mais, oferecendo oportunidades de mercado mais amplas para todos os países e trazendo mais chances de cooperação ganha-ganha.
“Damos as boas-vindas à participação ativa de todos os países, inclusive Luxemburgo, no processo da modernização chinês, compartilhando os frutos da reforma e do desenvolvimento da China para alcançar o desenvolvimento e a prosperidade comuns”, disse ele.
Por sua vez, Bettel disse que a “Rota da Seda Aérea” entre Luxemburgo e Zhengzhou se tornou um elo importante no fortalecimento das relações bilaterais.
Destacando que, durante a pandemia de COVID-19, essa rota transportou uma grande quantidade de suprimentos médicos chineses, apoiando fortemente Luxemburgo e outros países europeus na superação da pandemia, Bettel disse que Luxemburgo está pronto para aproveitar este fórum como uma oportunidade para cooperar estreitamente com a China em vários campos no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota.
Após o fórum, Ding e Bettel visitaram juntos a exposição de realizações da “Rota da Seda Aérea”.