Budapeste – O Centro Cultural da China em Budapeste foi inaugurado na quinta-feira, com um evento de abertura que apresentou uma exposição de fotos e um show de chá interativo.
O ministro húngaro da Cultura e Inovação, Janos Csak, falou no evento sobre a amizade duradoura e o respeito mútuo entre a Hungria e a China. “A abertura dessa instituição é mais um marco em nossa cooperação, que abrange as áreas econômica, cultural, comercial e financeira”, disse ele.
O novo centro aprofundará a compreensão dos húngaros sobre a cultura chinesa e fortalecerá as relações bilaterais, acrescentou.
Enquanto isso, o embaixador da China na Hungria, Gong Tao, expressou gratidão pelo apoio recebido das autoridades húngaras e esperou que o centro facilitasse os ricos intercâmbios culturais. “Embora a China e a Hungria estejam separadas por grandes distâncias, a amizade entre nossos povos tem uma longa história e um futuro brilhante”, acrescentou.
O diretor do Centro Cultural da China em Budapeste, Jin Hao, deu as boas-vindas aos convidados e reconheceu os esforços de colaboração que levaram à abertura do centro.
O evento continuou com a inauguração da placa de identificação do centro, uma apresentação da cerimônia do chá e a exibição de uma exposição de fotos chamada “Reflexo da Rota da Seda – China através dos olhos dos fotógrafos húngaros”.