Beijing – A China estabeleceu uma rede de infraestrutura de recarga que possui o maior número de instalações do mundo, os serviços mais abrangentes e a mais diversificada gama de opções, de acordo com o máximo planejador econômico do país.
Até o final de maio, a China havia instalado 9,92 milhões de carregadores em todo o país, marcando um aumento significativo de 56% em relação ao ano anterior, disse Li Chao, funcionária da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, sigla em inglês), em uma coletiva de imprensa na terça-feira.
Entre eles, as instalações públicas de recarga totalizaram 3,05 milhões de unidades, com um aumento anual de 46%, enquanto o número de instalações privadas de recarga subiu 61%, para cerca de 6,87 milhões de unidades, de acordo com Li.
Esse crescimento impressionante está alinhado com o florescente setor de veículos de nova energia (NEV, sigla em inglês) na China, que é o maior mercado do mundo para NEVs. Tanto os números de produção quanto os de vendas estão experimentando um rápido crescimento.
Li previu um aumento contínuo na demanda por NEVs entre os consumidores chineses, impulsionando ainda mais a necessidade de expandir a infraestrutura de recarga.
Na próxima etapa, a NDRC trabalhará com outros departamentos para promover a construção e a renovação de instalações de recarga comunitárias adaptadas às necessidades locais e, ao mesmo tempo, oferecerá maior apoio ao desenvolvimento da infraestrutura de recarga em áreas rurais.
O país tem como objetivo adicionar 3 mil pilhas de recarga e 5 mil vagas de estacionamento para recarga nas áreas de serviço das rodovias este ano, acrescentou Li.