Wellington – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, chegou na quinta-feira para uma visita oficial à Nova Zelândia, a primeira etapa de sua viagem por três países, de 13 a 20 de junho.
Li disse ao chegar que espera ter trocas de pontos de vista aprofundadas com líderes e pessoas de todas as esferas da vida da Nova Zelândia sobre as relações China-Nova Zelândia e assuntos de interesse comum, com o objetivo de aprofundar ainda mais os intercâmbios e a cooperação em diversas áreas, e de elevar a parceria estratégica abrangente China-Nova Zelândia.
Este ano marca o 10º aniversário da visita de Estado do presidente chinês, Xi Jinping, à Nova Zelândia, bem como o estabelecimento da parceria estratégica abrangente entre a China e a Nova Zelândia, disse Li, observando que sua visita à Nova Zelândia tem como objetivo continuar a amizade tradicional, promover a cooperação mutuamente benéfica e impulsionar o desenvolvimento comum.
Embora a China e a Nova Zelândia estejam separadas por vastos oceanos, seus intercâmbios amistosos têm uma longa história e elas têm uma profunda compreensão e afeição uma pela outra, ressaltou Li.
Ao longo dos mais de 50 anos desde o estabelecimento das relações diplomáticas, sob a orientação estratégica dos líderes de ambos os países, o relacionamento entre a China e a Nova Zelândia tem estado consistentemente na vanguarda das relações da China com os países desenvolvidos, acrescentou Li.
Notando que os dois países alcançaram resultados frutíferos na cooperação em comércio, investimento, turismo, ciência e tecnologia e intercâmbios culturais, Li disse que a cooperação deles estabeleceu um modelo de benefício mútuo e cooperação em que ambos os lados ganham entre países com diferentes sistemas sociais, culturas históricas e estágios de desenvolvimento.
Li expressou sua convicção de que, com os esforços conjuntos, as relações China-Nova Zelândia certamente darão início a um futuro ainda mais brilhante, trazendo maiores benefícios aos povos de ambos os países e contribuindo mais para a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade do mundo.
Durante sua estadia, Li realizará trocas de opiniões aprofundadas com a governadora-geral Cindy Kiro, o primeiro-ministro Christopher Luxon e outros funcionários sobre as relações China-Nova Zelândia, bem como sobre assuntos internacionais e regionais de interesse comum.
Li também fará visitas oficiais à Austrália e à Malásia e copresidirá a 9ª Reunião Anual de Líderes China-Austrália com o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese.