Tianjin – A Expo Mundial de Inteligência 2024, programada para ser realizada em Tianjin de 20 a 23 de junho, tenta agregar recursos relacionados à IA tanto em nível nacional quanto mundial, de acordo com uma entrevista coletiva realizada na quarta-feira.
A exposição será coorganizada pelo Município de Tianjin, no norte da China, e pelo Município de Chongqing, no sudoeste do país, combinando dois eventos anteriormente conhecidos como Congresso Mundial de Inteligência em Tianjin e a Expo China Inteligente em Chongqing.
A expo de IA tem como objetivo criar uma plataforma global para inovação acadêmica, exposições, competições e promoção de investimentos na área de tecnologia inteligente. O evento atrairá empresas líderes, instituições de investigação bem conhecidas e universidades de topo.
Com uma área de exposição de 100 mil metros quadrados, o evento incluirá dez áreas de exposição temáticas abrangendo as áreas de IA, veículos inteligentes conectados, fabricação inteligente e robótica. Várias organizações e instituições internacionais participarão do evento, competindo em robótica e desafios de condução inteligente.
Tanto Tianjin como Chongqing intensificaram os esforços para impulsionar suas indústrias de IA nos últimos anos. A receita da indústria de IA de Tianjin ultrapassou 300 bilhões de yuans (US$ 41,4 bilhões) em 2023. E, em Chongqing, as indústrias relacionadas com veículos inteligentes conectados e veículos de nova energia estão a formar rapidamente clusters de biliões de yuans, de acordo com as autoridades locais.
Os dois municípios se alternarão para sediar a Expo Mundial de Inteligência no futuro.