Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se com o presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, em Beijing, na quinta-feira.
Saudando a China e o Egito como bons amigos e parceiros de solidariedade e assistência mútua para o desenvolvimento conjunto, Li disse que a China está disposta a trabalhar com o Egito para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, levar adiante a amizade tradicional, fortalecer continuamente os intercâmbios e a cooperação em vários campos e impulsionar a parceria estratégica abrangente entre os dois países a um novo nível.
Li destacou que a China apoia firmemente o Egito na busca de um caminho de desenvolvimento que se adapte às suas condições nacionais e proteja sua soberania nacional, segurança e interesses de desenvolvimento.
Guiada pela cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota, a China está pronta para trabalhar com o Egito para aprofundar a cooperação em áreas tradicionais e promover novas áreas de crescimento da cooperação, facilitar ainda mais o comércio bilateral e os intercâmbios de investimento e ajudar o Egito a fortalecer a força motriz interna para o desenvolvimento econômico para alcançar resultados vantajosos para todos, disse Li.
Ele também pediu a expansão do intercâmbio entre pessoas sobre think tanks, jovens, educação e turismo para consolidar o apoio público à boa amizade entre os dois países.
A China está pronta para fortalecer a coordenação e a cooperação com o Egito em mecanismos multilaterais tais como as Nações Unidas, o BRICS e a Organização de Cooperação de Shanghai, trabalhar em conjunto para encerrar os combates em Gaza e aliviar a crise humanitária do local o mais rápido possível, e fazer esforços incessantes para uma solução abrangente, justa e duradoura para a questão palestina, disse Li.
Sisi disse que, desde o estabelecimento da parceria estratégica abrangente entre o Egito e a China, há 10 anos, os dois países alcançaram uma cooperação frutífera em vários campos.
O Egito segue firmemente o princípio de Uma Só China, apoia firmemente a China na salvaguarda da soberania nacional e da integridade territorial e apoia a China no combate ao terrorismo, disse ele.
Sisi expressou a disposição de trabalhar com a China para expandir ainda mais a cooperação em agricultura, comércio, novas energias, comunicações e alta tecnologia no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota, para alcançar benefícios mútuos e resultados de ganhos recíprocos, e beneficiar melhor os dois povos.