Beijing – O Ministério da Ecologia e do Meio Ambiente da China publicará em breve um plano para construir e implementar um sistema unificado de gestão da pegada de carbono, marcando mais um passo à frente na campanha verde do país.
A pegada de carbono é a soma das emissões e remoções de gases de efeito estufa por um produto, indivíduo, família, instituição ou empresa. A pegada de carbono de um produto mede as emissões totais de carbono geradas durante todo o ciclo de vida de um produto, desde a produção até o descarte.
O porta-voz do ministério, Pei Xiaofei, disse em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira que o plano contém uma série de medidas específicas, incluindo medidas para reunir esforços de várias partes, promover o alinhamento internacional das regras relacionadas, fortalecer o cálculo das pegadas de carbono dos produtos e melhorar a proteção dos direitos de propriedade.
Também serão feitos esforços para acelerar a pesquisa relacionada aos métodos de contabilidade de carbono para os principais produtos, como eletricidade, carvão e óleo combustível, o que fornecerá uma base sólida para o cálculo das pegadas de carbono do ciclo de vida completo dos produtos downstream, disse Pei.
Analistas acreditam que a gestão eficaz da pegada de carbono facilitará as metas de redução de carbono da China. O país anunciou que atingirá o pico de emissões de dióxido de carbono até 2030 e alcançará a neutralidade de carbono até 2060.