Seul – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, disse nesta segunda-feira que a China, o Japão e a República da Coreia devem se esforçar para rejeitar a perturbação externa e permanecer comprometidos com a coexistência harmoniosa e o apoio mútuo.
Li fez as declarações na oitava cúpula empresarial China-Japão-República da Coreia, juntamente com o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.
O presidente chinês, Xi Jinping, usa o princípio de amizade, sinceridade, benefício mútuo e inclusão para resumir de forma concisa a diplomacia de vizinhança da China, disse Li, acrescentando que China, Japão e República da Coreia, geograficamente separados por uma estreita faixa de água, devem ser vizinhos pacíficos e amigáveis.
Li instou os três lados a tirarem lições da história e a olharem para o futuro, a conformarem-se com a vontade dos povos dos três países de viver e trabalhar em paz e contentamento, a esforçarem-se para eliminar a interferência externa, a viverem sempre em harmonia e a defenderem a solidariedade.
A profunda integração econômica da China, Japão e República da Coreia determina que os três países devem ser vizinhos próximos para o desenvolvimento conjunto, considerar-se mutuamente como parceiros próximos e com oportunidades importantes no caminho para o desenvolvimento, explorar constantemente as vantagens complementares e os pontos de crescimento da cooperação das três economias, para alcançar um nível mais alto de benefício mútuo e resultados vantajosos para todos, disse Li.
Culturalmente conectados, a China, o Japão e a República da Coreia devem ser vizinhos próximos que se entendem, disse ele, pedindo que os três lados façam bom uso da afinidade cultural para promover compreensão, confiança e cooperação estreitas.
A China está disposta a trabalhar de mãos dadas com a República da Coreia e com o Japão para aprofundar os intercâmbios e a cooperação em vários domínios, continuar a promover a convergência de interesses, a afinidade mútua entre os povos e o destino compartilhado, acelerar a integração regional e abrir novas perspectivas de paz, estabilidade, desenvolvimento e prosperidade, disse ele.
Li disse que os empresários desempenham um papel importante na promoção dos intercâmbios e da cooperação China-Japão-República da Coreia em economia e comércio, bem como em outros campos.
Ele expressou a esperança de que os empresários aproveitem a tendência da globalização econômica, aprofundem a coordenação industrial, melhorem continuamente o nível de conectividade e a eficiência da alocação de fatores, façam bom uso da plataforma da Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos da China e sejam defensores de cadeias industriais e de suprimentos estáveis.
Espera-se que os empresários aproveitem a tendência da revolução científica e tecnológica global e da transformação industrial, reforcem a pesquisa e o desenvolvimento conjuntos, colaborem na solução de problemas-chave, impulsionem conjuntamente o avanço tecnológico e a melhoria da competitividade industrial e sejam uma força motriz para o aprofundamento da inovação e da cooperação, observou Li.
Ele também pediu aos empresários que aproveitem a tendência de integração e desenvolvimento das civilizações humanas, desempenhem plenamente o papel de ponte, apoiem ativamente os intercâmbios interpessoais e sejam promotores da expansão dos intercâmbios culturais.