Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, enviou nesta segunda-feira uma mensagem de condolências ao primeiro vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, após a lamentável morte do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, em um acidente de helicóptero.
Em nome do governo chinês e do povo da China, o presidente Xi expressou profundas condolências e estendeu sinceros pêsames a Mokhber, à família do presidente Raisi e ao governo e ao povo iranianos.
Xi disse que, desde que o presidente Raisi assumiu o cargo, ele fez contribuições importantes para manter a segurança e a estabilidade do Irã e para promover o desenvolvimento e a prosperidade nacionais. Ele acrescentou que Raisi também fez esforços positivos para consolidar e aprofundar a parceria estratégica abrangente China-Irã.
A morte trágica de Raisi é uma grande perda para o povo iraniano, e o povo chinês também perdeu um bom amigo, observou Xi.
O governo chinês e o povo chinês valorizam a amizade tradicional entre a China e o Irã, afirmou Xi, ressaltando que com os esforços conjuntos de ambos os lados, a parceria estratégica abrangente China-Irã continuará a se consolidar e se desenvolver.