Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Múltiplas conquistas são alcançadas na conferência China-Hungria sobre Iniciativa do Cinturão e Rota

Budapeste – Várias conquistas foram alcançadas nesta quinta-feira em uma conferência focada na cooperação entre a China e a Hungria no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR).

   Sob a orientação do Departamento de Comunicação do Conselho de Estado da China, a conferência foi coorganizada pela Agência de Notícias Xinhua e pelo ATV Media Group, da Hungria, em Budapeste.

   A Xinhua sempre esteve comprometida em concentrar esforços e contribuir para a construção conjunta do Cinturão e Rota entre os dois países, disse o presidente da Xinhua, Fu Hua, ao discursar no evento.

   A conferência visa implementar ainda mais o consenso alcançado pelos líderes dos dois países e promover a cooperação pragmática em vários níveis em todos os setores, de modo a fazer novas e maiores contribuições para a cooperação do Cinturão e Rota entre os dois países, garantindo mais resultados inovadores, disse Fu.

   Na conferência, a Parceria de Informação Econômica do Cinturão e Rota (BREIP), iniciada pela Agência de Notícias Xinhua, inaugurou um escritório de ligação para o Leste Europeu.

   A Rede de ONGs da China para Intercâmbios Internacionais lançou um projeto de cooperação não governamental do Cinturão e Rota com a Hungria.

   O site oficial da ICR ganhou um setor dedicado à cooperação industrial entre a China e a Hungria.

   Foi igualmente divulgado um relatório sobre o investimento e a cooperação entre os dois países no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota.

   Cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre elas autoridades governamentais, representantes de câmaras de comércio e do setor empresarial e chefes de grandes veículos de comunicação e think tanks dos dois países.

   Fu observou que a Xinhua continuará a fornecer uma cobertura aprofundada das interações de alto nível entre os dois países e apresentará as principais conquistas da cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota dos dois países de maneira abrangente e multiperspectiva.

   Enfatizando os esforços para fortalecer os intercâmbios com os think tanks húngaros, Fu também pediu que se faça pleno uso das plataformas e mecanismos, incluindo a Cúpula Mundial de Mídia e a BREIP, para obter ainda mais resultados tangíveis.

   Fu também enfatizou a importância de prestar serviços para a cooperação China-Hungria em várias áreas e promover melhor a integração aprofundada da cooperação da ICR com a política húngara de “Abertura ao Leste”.

   A Hungria e a China alcançaram resultados frutíferos na cooperação do Cinturão e Rota, disse o ministro húngaro da Economia Nacional, Márton Nagy, na conferência, citando o projeto ferroviário Hungria-Sérvia como exemplo.

   A Hungria vê o desenvolvimento econômico da China como uma oportunidade importante, disse Nagy, enfatizando que o investimento de empresas chinesas, incluindo o Banco da China, a CATL e a BYD, tem impulsionado o desenvolvimento das indústrias relacionadas.

   Nagy disse que a Hungria está disposta a fortalecer a cooperação mutuamente benéfica com a China em áreas como infraestrutura e alta tecnologia e a atuar como um vínculo entre a China e a Europa.

   Liu Hongcai, vice-chefe da Associação Chinesa para o Entendimento Internacional, pediu esforços de vários setores dos dois países para implementar completamente o importante consenso alcançado pelos líderes dos dois países e promover ainda mais o intercâmbio entre pessoas e o aprendizado mútuo entre civilizações.

   Deve ser fomentada uma maior dinâmica para uma cooperação orientada para o futuro e as plataformas de cooperação a todos os níveis devem fazer pleno uso das suas vantagens para responder aos desafios globais, disse Liu.

   Liu expressou sua esperança de que as pessoas de todas as áreas e esferas sociais nos dois países façam contribuições ativas para promover as relações bilaterais.

   Durante os últimos anos, os laços econômicos e o comércio entre os dois países floresceram, disse Tamas Kovacs, CEO da ATV.

   Com base na ampla cooperação entre a ATV e os meios de comunicação chineses, o público é capaz de ter uma melhor compreensão das realizações frutíferas dos esforços conjuntos dos dois países, disse Kovacs, acrescentando que essa cooperação será levada adiante para ajudar os dois povos a entenderem melhor a cultura e os valores um do outro.

   Os convidados participantes também visitaram uma exposição fotográfica sobre a cooperação pragmática via Iniciativa do Cinturão e Rota entre a China e a Hungria.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo