Lhasa – A primeira estação base 5G-A (5G-Advanced, em inglês, ou 5G-Avançado, em tradução livre) foi lançada na área do Monte Qomolangma na quarta-feira, marcando a entrada da região do pico mais alto do mundo na era 5G-A, informou a gigante das telecomunicações China Mobile.
Em comparação com o 5G, o 5G-A apresenta maior velocidade, maior conectividade e menor latência.
Espera-se que a rede 5G-A forneça um apoio mais forte à rede para turismo, montanhismo, pesquisa científica e proteção ambiental na área cênica do Monte Qomolangma.
Li Chongming, funcionário da filial da China Mobile na Região Autônoma de Xizang, no sudoeste da China, disse que a rede 5G-A pode atender às necessidades comerciais emergentes de atrações turísticas e às demandas diversificadas de turistas na área cênica, além de fornecer uma garantia de comunicação de resgate de emergência mais confiável para os alpinistas.
Os pesquisadores também podem utilizar a estação base 5G-A para carregar dados de monitoramento em tempo real, realizando pesquisas de forma eficiente sobre a proteção de animais e plantas selvagens, acrescentou Li.
Localizado na fronteira entre a China e o Nepal, o Monte Qomolangma tem uma altitude de mais de 8.840 metros, com sua parte norte localizada em Xizang.
A estação base 5G de maior altitude do mundo começou a operar já em 2020, com seu sinal cobrindo o cume do Monte Qomolangma.