Jacarta – A ferrovia de alta velocidade Jacarta-Bandung completou seis meses de operação na quarta-feira, com um total de 2,56 milhões de passageiros transportados, disse a PT Kereta Cepat Indonesia-China (KCIC), um consórcio de joint venture entre empresas estatais indonésias e chinesas que constrói e opera a ferrovia de alta velocidade.
De acordo com a KCIC, desde sua operação comercial oficial em meados de outubro do ano passado, a ferrovia operou um total de 7.050 viagens de trem com uma quilometragem de mais de 1,26 milhão de quilômetros.
Atualmente, as viagens diárias de trem da ferrovia aumentaram de 14 para 52, e o número de assentos de passageiros aumentou de 8.400 para mais de 31.000. O maior número de passageiros enviados em um único dia foi de 21.537, enquanto a maior taxa de ocupação diária de assentos foi registrada em 99,6%.
A KCIC disse que se baseou totalmente na rica experiência da China em trens de alta velocidade para realizar a gestão de operação e manutenção, respondendo adequadamente a condições climáticas extremas, como chuvas fortes e tufões, em esforços para garantir a operação tranquila da ferrovia e a segurança dos passageiros.
Além disso, para melhor atender às necessidades dos passageiros, foi introduzida uma política de tarifas dinâmicas, o cronograma de operação foi otimizado e as instalações nas estações de trem foram melhoradas, acrescentou.
A ferrovia de alta velocidade, que é a primeira de seu tipo na Indonésia e no Sudeste Asiático, atingiu a marca de 2 milhões de passageiros transportados no início de março, de acordo com dados oficiais.
Septian Hario Seto, vice-ministro do Ministério Coordenador para Assuntos Marítimos e Investimentos da Indonésia, disse que a ferrovia revolucionou a viagem entre Jacarta e Bandung, mudando-a de rodoviária para ferroviária.
“Estou confiante de que, no futuro, nosso padrão de mobilidade evoluirá do transporte individual para uma abordagem mais voltada para o transporte de massa”, disse Seto.
Com uma velocidade projetada de 350 km por hora, a ferrovia de alta velocidade de 142,3 km reduziu a viagem entre a capital da Indonésia, Jacarta, e Bandung, na Província de Java Ocidental, de mais de três horas para cerca de 40 minutos.