Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se com o presidente de Nauru, David Adeang, em visita a Beijing, nesta terça-feira.
Li disse que a retomada dos laços diplomáticos entre a China e Nauru em janeiro deste ano é do interesse fundamental dos dois povos. Os presidentes dos dois estados conversaram na segunda-feira e chegaram a um importante consenso, o que significa o início de um novo capítulo nas relações China-Nauru.
Ele disse que a China está pronta para trabalhar com Nauru para aprofundar a confiança mútua e expandir a cooperação de benefício recíproco.
O primeiro-ministro acrescentou que a China apoiará firmemente Nauru na salvaguarda de sua independência e dignidade nacionais, e na escolha de um caminho de desenvolvimento em conformidade com suas próprias condições nacionais. A China está disposta a fortalecer o apoio mútuo com Nauru em questões que envolvam os interesses centrais e as principais preocupações um do outro.
Li disse que a China incentivará as empresas chinesas a investir em Nauru e está pronta para aumentar ainda mais a cooperação bilateral em áreas como construção de infraestrutura, transporte, turismo e saúde no âmbito da construção conjunta do Cinturão e Rota. Ele pediu aos dois países que ampliem o intercâmbio entre localidades e jovens.
Li também disse que a China e Nauru promoverão conjuntamente a implementação plena e efetiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e o Acordo de Paris, e fortalecerão o apoio mútuo e a coordenação dentro de mecanismos multilaterais como as Nações Unidas e o Fórum das Ilhas do Pacífico para salvaguardar conjuntamente o interesse comum dos países em desenvolvimento.
Adeang disse que Nauru aderirá ao princípio de Uma Só China e apoiará a reunificação pacífica da China. Nauru aprecia muito a adesão da China aos princípios de respeito mútuo e igualdade, e seu compromisso de promover a paz e a cooperação internacionais.
Nauru está pronto para intensificar a cooperação com a China em áreas como comércio, construção de infraestrutura, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, saúde, turismo, educação e engajamento entre pessoas, bem como coordenação sob mecanismos multilaterais, disse ele.
Adeang está em visita de Estado à China de 24 a 29 de março a convite do presidente chinês, Xi Jinping. Esta é a primeira visita de Estado de Adeang à China desde que os dois países retomaram as relações diplomáticas em janeiro deste ano.