Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Resolução breve de situação na fronteira China-Índia serve a interesses comuns de ambos os lados, diz porta-voz

Beijing – Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês disse nesta quarta-feira que uma resolução breve da situação na fronteira China-Índia serve aos interesses comuns da China e da Índia, acrescentando que se espera que os dois países encontrem uma solução para as questões fronteiriças relacionadas que possa ser aceita por ambos os lados numa data próxima.

O porta-voz Wang Wenbin fez o comentário em uma coletiva de imprensa diária em resposta à reportagem da mídia sobre as recentes declarações do ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, relativas ao estado atual das relações entre a Índia e a China.

Tanto a China quanto a Índia acreditam que uma solução antecipada da situação na fronteira China-Índia serve aos interesses comuns de ambos os países, disse Wang.

Wang disse que a China espera que os dois lados sigam os entendimentos comuns entre os líderes dos dois países e o espírito dos acordos relacionados, mantenham a comunicação por meio de canais diplomáticos e militares e encontrem uma solução para as questões fronteiriças relevantes que possa ser aceita por ambos os lados em uma data próxima.

A China vem enfatizando várias vezes que a questão da fronteira não representa a totalidade das relações China-Índia e deve ser colocada apropriadamente nas relações bilaterais e administrada adequadamente, disse Wang.

A China espera que a Índia trabalhe na mesma direção, aborde as relações bilaterais de uma altura estratégica e perspectiva de longo prazo, disse Wang. Os dois lados devem aumentar a confiança mútua e evitar mal-entendidos e julgamentos equivocados, intensificar o diálogo e a cooperação e evitar a criação de obstáculos, lidar adequadamente com as diferenças e evitar criar disputas, acrescentou Wang.

“Desta forma, levaremos as relações bilaterais a um caminho sólido e estável de desenvolvimento”, disse. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo