Madri – A China está disposta a manter intercâmbios de alto nível com a Espanha para elevar os laços bilaterais a um nível mais alto, disse o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, ao se reunir com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, nesta segunda-feira.
Para este fim, a China está pronta para fortalecer a sinergia das estratégias de desenvolvimento, aprofundar a cooperação mutuamente benéfica e melhorar os intercâmbios interpessoais e culturais, disse Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China.
A China e a Espanha celebraram o 50º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos no ano passado, e os líderes de ambos os países revisaram a experiência bem-sucedida de intercâmbios bilaterais e traçaram o curso para o desenvolvimento futuro a partir de uma perspectiva estratégica, disse ele.
Estando em um novo ponto de partida, a China está pronta para trabalhar com a Espanha, no espírito de confiança mútua, respeito mútuo, tratamento igualitário e cooperação ganha-ganha, para inaugurar mais gloriosos 50 anos de relações bilaterais, disse Wang.
A China e a Espanha, como parceiras estratégicas abrangentes com importante influência internacional, devem assumir a responsabilidade e injetar mais estabilidade no mundo turbulento e entrelaçado, disse ele.
Wang disse que teve trocas aprofundadas de pontos de vista com o ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, no domingo, e os dois lados chegaram a amplos entendimentos comuns, reafirmaram sua parceria estratégica abrangente e concordaram em continuar a entender e apoiar os interesses centrais um do outro e consolidar a base estratégica das relações bilaterais.
Por sua vez, Sánchez disse que a Espanha e a China mantiveram estreito contato de alto nível, adicionando forte impulso às relações bilaterais.
A Espanha valoriza muito sua parceria estratégica abrangente com a China e elogia as medidas positivas da China para facilitar os intercâmbios econômicos e culturais entre os dois países, disse Sánchez, acrescentando que a Espanha está disposta a trabalhar com a China para explorar ainda mais o potencial de cooperação.
Expressando agradecimentos à China por apoiar seus esforços para salvaguardar a integridade territorial da Espanha, Sánchez afirmou a firme adesão da Espanha à política de Uma Só China.
A Espanha elogia o papel construtivo da China nos assuntos internacionais e suas contribuições para o crescimento global, apoiando a Europa e a China no desenvolvimento das relações e no fortalecimento da cooperação, disse ele.
Diante dos graves desafios globais, a Europa e a China devem defender conjuntamente o papel central das Nações Unidas na promoção da paz e da estabilidade e na melhoria da governança global, disse Sánchez.
A China vê a UE como uma força importante no mundo multipolar, apoiando a integração europeia, o desenvolvimento da UE e sua autonomia estratégica, disse Wang.
Enquanto a China e a Europa fortalecerem a solidariedade e a cooperação, a confrontação entre blocos pode ser evitada, disse ele, referindo-se ao mundo como uma aldeia global onde os países têm interesses interconectados e um futuro compartilhado.
A China está disposta a trabalhar com a Europa para defender conjuntamente o sistema de livre comércio, praticar o multilateralismo e promover um mundo multipolar equitativo e ordenado e uma globalização econômica universalmente benéfica e inclusiva, de modo a criar um futuro melhor para a humanidade, disse Wang.