Urumqi – O comércio exterior da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, teve um aumento anual de 45,9% em 2023, informaram as autoridades alfandegárias locais nesta quinta-feira.
O total de importações e exportações da região no ano passado ultrapassou a marca histórica de 357 bilhões de yuans (US$ 50,25 bilhões), de acordo com a Alfândega de Urumqi.
Xinjiang registrou em 2023 um salto anual de 50% nas importações e exportações com Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão, com os cinco países da Ásia Central representando 79,4% do seu comércio exterior.
No ano passado, a região fez comércio com 192 países e regiões em todo o mundo. Suas trocas com a Malásia, África do Sul, Qatar e Argélia também registraram um crescimento robusto.
As empresas privadas em Xinjiang apresentaram um forte desempenho no comércio exterior durante o período, com seu valor comercial saltando 48,4% em relação ao ano anterior, representando 93,2% do total da região.
A região tem uma competitividade crescente na exportação de produtos com uso intensivo de mão de obra e de produtos eletromecânicos.
Xinjiang é localizada no coração do continente eurasiano e é um importante centro de transporte na região central do Cinturão Econômico da Rota da Seda.
“A abertura de Xinjiang tem oportunidades significativas em 2024”, disse Li Qinghua, vice-diretora da Alfândega de Urumqi.
Aproveitando o desenvolvimento da Zona Piloto de Livre Comércio de Xinjiang e outras políticas favoráveis, o potencial do campo de comércio exterior de Xinjiang está sendo ativado ainda mais, acrescentou Li.