Beijing – O presidente Xi Jinping reuniu-se na segunda-feira com o chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK), John Lee, que está em visita de serviço a Beijing.
Durante a reunião, Xi ouviu um relatório de Lee sobre a situação atual de Hong Kong e o trabalho do governo da RAEHK.
Elogiando o trabalho de Lee no ano passado, Xi disse que Lee liderou o governo da RAEHK em assumir responsabilidades e entregar bons resultados.
O governo da RAEHK protegeu resolutamente a segurança nacional, reformou o sistema do Conselho Distrital em Hong Kong, concluiu sem problemas as eleições ordinárias do Conselho Distrital e tirou Hong Kong do impacto da pandemia de COVID-19 e para uma recuperação abrangente, disse Xi.
O governo da RAEHK manteve o status distintivo e as vantagens da região, reforçou os motores para o desenvolvimento e trabalhou duro para resolver os problemas e dificuldades mais urgentes do povo, disse Xi, acrescentando que tudo isso consolidou a virada da RAEHK para melhor e facilitou sua entrada em uma nova etapa na qual restaurou a ordem e está pronta para prosperar.
Xi disse que as autoridades centrais reconhecem plenamente o trabalho de Lee e do governo da RAEHK.
As autoridades centrais implementarão totalmente, com firmeza e precisão a política de “um país, dois sistemas” por um longo tempo e implementarão totalmente o princípio de “patriotas administrando Hong Kong”, disse Xi.
As autoridades centrais apoiarão plenamente o chefe do Executivo e o governo da RAEHK na união e liderança de todos os setores da sociedade para aproveitar as oportunidades históricas trazidas pelo desenvolvimento da nação e consolidar e elevar o status de Hong Kong como um centro financeiro, marítimo e comercial internacional, promovendo assim Hong Kong para alcançar um maior desenvolvimento.
Observando que a vitalidade e a força de “um país, dois sistemas” inevitavelmente continuarão a emergir, Xi expressou plena confiança nas perspectivas mais brilhantes de Hong Kong.
Li Qiang, Cai Qi, Ding Xuexiang, Shi Taifeng, Chen Wenqing, Xia Baolong e outros altos funcionários participaram da reunião.