Kuantan, Malásia – A Ligação Ferroviária da Costa Leste (ECRL, na sigla em inglês), um megaprojeto ferroviário na Malásia que está sendo construído pela China Communications Construction Company (CCCC), viu seus primeiros trilhos serem instalados na segunda-feira.
O rei da Malásia, Sultão Abdullah Sultan Ahmad Shah, foi um dos convidados que acompanhou o momento histórico na cerimônia.
No discurso durante a cerimônia, o ministro dos Transportes da Malásia, Loke Siew Fook, elogiou os benefícios que projeto traz para a economia local, a melhoria das comunidades na costa leste do país e a melhoria de competências e transferência de tecnologia que a ECRL possibilitou.
Ele também disse que equipamentos avançados de instalação de trilhos da China ajudam muito a melhorar a eficiência da construção da ferrovia. “Espera-se que a máquina de instalação de trilhos coloque aproximadamente 1,5 km de trilhos por dia”.
O presidente da CCCC, Wang Tongzhou, disse que o assentamento dos trilhos marca a transição do projeto da construção subterrânea para a construção acima do solo.
A CCCC continuará investindo em recursos de qualidade para acelerar a construção do projeto ECRL e fortalecer ainda mais a cooperação abrangente com a Malásia, alinhando-se com os planos de desenvolvimento do governo malaio.
“Nosso objetivo é fazer do projeto ECRL um marco de cooperação duradoura e amigável entre as nossas duas nações”, observou ele.
Sendo um grande projeto de infraestruturas no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota (ICR), o ECRL funciona a partir do maior centro de transportes da Malásia, Port Klang, e atravessa a península até o estado de Kelantan, no nordeste da Malásia.