Beijing – A atividade não manufatureira da China manteve a expansão em novembro, com o índice de gerentes de compras do setor atingindo 50,2, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta quinta-feira.
Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo reflete contração.
O subíndice para o setor de serviços foi de 49,3 em novembro, ante 50,1 em outubro, pois o impacto dos feriados do Festival do Meio Outono e do Dia Nacional se enfraqueceu.
Os subíndices de atividades de negócios de transporte, hotelaria, restaurante e entretenimento caíram, já que a base em outubro estava alta, disse o estatístico sênior do DNE, Zhao Qinghe.
Zhao disse que os subíndices de telecomunicações, serviços de rádio, televisão e transmissão por satélite, serviços monetários e financeiros e serviços do mercado de capitais todos ficaram acima de 55.
As empresas preveem a recuperação das atividades de serviços, com o subíndice de expectativas de negócios subindo para 59,3, contra 57,5 em outubro, mostrando forte confiança das companhias na recuperação do setor no futuro.
O setor de construção manteve forte crescimento neste mês, com seu subíndice de atividades comerciais ficando em 55, ante 53,5 em outubro, observou Zhao.
O subíndice que mede as expectativas para as atividades do setor de construção ficou em 62,6, indicando otimismo entre as companhias de construção.