Ashgabat – A China apoia firmemente o Turcomenistão na salvaguarda de sua soberania, independência e integridade territorial e na busca de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais, disse nesta quarta-feira o vice-premiê chinês, Ding Xuexiang.
Ding, que visitou o Turcomenistão de terça a quarta-feira, fez as observações ao se reunir com o presidente turcomano, Serdar Berdimuhamedov, em Ashgabat, capital do Turcomenistão.
Observando que a China é um amigo e parceiro confiável do Turcomenistão, Ding, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, elogiou as conquistas alcançadas pelos dois lados sob a liderança dos dois chefes de Estado.
A cooperação China-Turcomenistão é altamente complementar e tem um enorme potencial e amplas perspectivas, disse o vice-premiê, pedindo que os dois lados explorem o potencial de cooperação, continuem aprofundando e expandindo a cooperação em áreas chave e transformem o grande projeto estabelecido pelo líderes dos dois países em resultados reais, de modo a melhor beneficiar os dois povos.
A China está pronta para trabalhar com o Turcomenistão e outros países da Ásia Central para avançar de forma constante na construção do mecanismo de cooperação China-Ásia Central, assinalou Ding.
Berdimuhamedov esperava que Ding transmitisse suas cordiais saudações ao presidente chinês, Xi Jinping, observando que a cooperação abrangente entre os dois países é estratégica, de longo prazo e especial.
O Turcomenistão está disposto a trabalhar com a China para melhorar a comunicação estratégica, aprofundar a cooperação em todas as áreas e promover sua parceria estratégica abrangente com a China a um novo patamar, prometeu Berdimuhamedov.
Ele disse que o Turcomenistão apoia firmemente o mecanismo de cooperação China-Ásia Central e está disposto a trabalhar com a China para promover conjuntamente a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade regionais.
Durante sua visita, Ding também teve conversações com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Turcomenistão, Rashid Meredov, e co-presidiu com Meredov a sexta reunião do Comitê de Cooperação China-Turcomenistão.
Os dois lados trocaram pontos de vista aprofundados durante a reunião e traçaram prioridades de cooperação entre os dois países na próxima fase.
Os dois lados concordaram em sinergizar ainda mais suas estratégias de desenvolvimento, aumentar a escala da cooperação econômica, comercial e de investimento, continuar a aprofundar a cooperação em gás natural, acelerar as consultas sobre o alinhamento de projetos econômicos prioritários e realizar mais cooperação em projetos não relacionados com recursos.
Quanto a intercâmbios interpessoais, os dois lados concordaram em garantir o sucesso das atividades relacionadas com o Ano da Cultura e promover a implementação breve de projetos como a criação de centros culturais, a criação de Oficinas de Luban e centros de medicina tradicional em Turcomenistão.
Discutindo a cooperação em segurança, os dois lados concordaram em aprofundar a cooperação antiterrorista e combater conjuntamente as “três forças” do terrorismo.
Após a reunião, Ding e Meredov testemunharam a assinatura de uma série de documentos de cooperação, incluindo aqueles sobre o aprofundamento da cooperação científica e tecnológica e sobre o transporte rodoviário internacional.