Valeta – Um centro de educação colaborativa com foco no treinamento de habilidades da medicina tradicional chinesa (MTC) foi inaugurado na quarta-feira em Paola, Malta.
O centro recém-revelado, chamado de Centro Educacional de MTC Zheng He, está situado no campus da Faculdade de Artes, Ciência e Tecnologia de Malta (MCAST, em inglês). Ele representa um esforço conjunto entre a MCAST e a Faculdade Profissional de Medicina de Jiangsu (JSMC, em inglês), no leste da China.
Durante a cerimônia de abertura, o ministro maltês da Educação, Esporte, Juventude, Pesquisa e Inovação, Clifton Grima, disse que Malta e a China têm desfrutado de um relacionamento profundo e significativo, com uma cooperação profunda em várias áreas, incluindo a educação.
Grima expressou confiança de que a criação do centro inspirará o intercâmbio e beneficiaria tanto os alunos quanto os educadores.
O embaixador chinês em Malta, Yu Dunhai, disse que o projeto proporcionará oportunidades de treinamento para estudantes locais estudarem medicina chinesa e contribuirá para a amizade de longa data entre os dois países.
“Acredito que a criação do centro abrirá uma nova janela para a cooperação e o intercâmbio no campo da educação médica entre a China e Malta”, disse Yu.
O centro é o primeiro de seu tipo estabelecido pela província de Jiangsu, no leste da China, em um país europeu, de acordo com Chen Guozhong, diretor da JSMC. “Nosso objetivo é transformar o centro em uma plataforma aberta e integrada de cooperação e intercâmbio internacional, tornando-o um modelo para a cooperação China-Malta no campo da educação médica”, disse Chen.
Joachim James Calleja, diretor e CEO da MCAST, disse que o centro “não é apenas uma convergência de duas metodologias educacionais distintas, mas um farol de conectividade global e intercâmbio cultural”. Ele expressou sua expectativa em relação a futuros empreendimentos e projetos colaborativos entre a MCAST e a JSMC.
Em julho de 2021, a MCAST e a JSMC assinaram um Memorando de Entendimento. Em dezembro do mesmo ano, os dois lados assinaram um acordo para estabelecer o centro.