Kuala Lumpur – A China está disposta a fazer esforços conjuntos com a Malásia para promover ainda mais os laços bilaterais, pois os dois países celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas no próximo ano, disse nesta quinta-feira o vice-presidente chinês, Han Zheng.
Durante uma reunião com o chefe supremo da Malásia, o sultão Abdullah Sultan Ahmad Shah, Han afirmou que a China e a Malásia, como vizinhas amigáveis do outro lado do mar, desfrutam de uma longa história de amizade. A China irá, sob a orientação de construir conjuntamente uma comunidade com um futuro compartilhado, trabalhar com a Malásia na construção do Cinturão e Rota de alta qualidade, impulsionar a implementação de seus respectivos planos de desenvolvimento nacional e enriquecer a parceria estratégica abrangente entre os dois países.
A China está sempre disposta a intensificar os esforços para cooperar com os países vizinhos e fortalecer a cooperação prática em vários campos com os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), incluindo a Malásia, a fim de promover a prosperidade e a estabilidade sustentáveis na região.
Por sua parte, o sultão Abdullah exaltou que o crescimento econômico robusto da China impulsionou o desenvolvimento dos membros da ASEAN, indicando que a Malásia está disposta a atualizar a cooperação bilateral para beneficiar melhor os povos dos dois países.
Han também se reuniu nesta quinta-feira em Putrajaya com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, elogiando os laços bilaterais como um bom exemplo de trocas amistosas entre países.
O vice-presidente chinês garantiu que a China considera a Malásia como uma amiga confiável e uma parceira estratégica importante, acrescentando que sempre apoiou o país na escolha de um caminho de desenvolvimento adequado às suas próprias condições nacionais. A China está disposta a cooperar com a Malásia para apoiar firmemente uma à outra em questões relacionadas aos seus interesses centrais.
Han ressaltou que a China incentiva intercâmbios mais estreitos entre os dois países em todos os níveis e apoia a expansão da cooperação em áreas como economia e comércio, cultura, turismo, educação, ciência e tecnologia, de modo a injetar um novo impulso à parceria estratégica bilateral abrangente.
Anwar salientou que a relação Malásia-China tem um significado especial e estratégico, e que a Malásia está disposta a aprofundar a cooperação com a China em vários campos e espera receber empresas chinesas para investirem e fazerem negócios na Malásia, para o benefício de alcançar prosperidade e desenvolvimento comuns.