Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se nesta terça-feira com o primeiro-ministro cambojano, Hun Manet, que está em Beijing para participar do terceiro Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional.
A China está pronta para passar sua amizade com o Camboja de geração em geração, consolidar a base da confiança mútua, aprofundar a cooperação estratégica e apoiar firmemente um ao outro na salvaguarda dos interesses de soberania, segurança e desenvolvimento, disse Li.
Aproveitando o 65º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas, a China acelerará a sinergia da Iniciativa do Cinturão e Rota com a Estratégia do Pentágono do Camboja e enriquecerá o quadro de cooperação bilateral “Hexágono de Diamante” para impulsionar a construção de uma comunidade China-Camboja com um futuro compartilhado na nova era, salientou Li.
Ele observou que a China está pronta para trabalhar com o Camboja para implementar melhor a nova versão do plano de ação para construir uma comunidade com um futuro compartilhado e promover a cooperação pragmática entre os dois países para alcançar um desenvolvimento mais forte e mais sustentável.
A China está pronta para trabalhar com o Camboja para promover a construção do “Corredor de Desenvolvimento Industrial” e do “Corredor de Peixe e Arroz”, acelerar a construção de infraestrutura, incluindo ferrovias, instalações de tratamento de esgoto e cabos de fibra óptica e construir novos projetos emblemáticos para a construção conjunta de alta qualidade do Cinturão e Rota, explicou o premiê.
A China também expandirá a cooperação com o Camboja em setores emergentes, incluindo indústria verde e economia digital, e ajudará o país a acelerar a industrialização e a modernização, ressaltou Li.
Hun Manet prometeu que o novo governo cambojano aderirá firmemente a uma política amigável em relação à China, defenderá firmemente o princípio de Uma Só China, apoiará firmemente o país na salvaguarda de seus interesses centrais e apoiará a Iniciativa do Cinturão e Rota, a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global.
O Camboja está disposto a cooperar estreitamente com a China e apoiar-se mutuamente em assuntos regionais e internacionais, trabalhando juntos para promover a paz e o desenvolvimento mundiais, exaltou Hun Manet.
Li e Hun Manet também testemunharam a assinatura de vários documentos de cooperação bilateral, incluindo aqueles relacionados à construção conjunta do Cinturão e Rota, investimento em capacidade industrial, cooperação para o desenvolvimento, ferrovias, eletricidade, parques industriais, iniciativas verdes e de baixo carbono e restauração do patrimônio cultural.