Changsha – Ao longo das últimas cinco décadas, o arroz híbrido desenvolvido pela China foi promovido em uma área cultivada acumulada de 600 milhões de hectares em todo o país, ajudando a alcançar um rendimento total de arroz de 800 bilhões de quilos.
O arroz é um dos alimentos básicos mais importantes para os chineses. O cientista chinês Yuan Longping, amplamente conhecido como o “pai do arroz híbrido”, e sua equipe de pesquisa cultivaram com sucesso a primeira cepa de arroz híbrido de alto rendimento do mundo, em 1973.
Os dados mais recentes de cultivo de arroz híbrido foram divulgados durante um seminário internacional realizado na Província de Hunan, centro da China, em memória do 50º aniversário da pesquisa bem-sucedida de cepas de arroz híbrido de Yuan.
A China registrou que seu rendimento médio por mu (cerca de 0,067 hectare) de arroz por temporada subiu de 170 quilos durante as décadas de 1950 e 1960 para 470 quilos hoje, disse Bai Lianyang, funcionário da Academia Provincial de Ciências Agrícolas de Hunan.
Hoje em dia, mais de 17 milhões de hectares de arroz híbrido são plantados na China todos os anos, ajudando a impulsionar a produção de arroz em cerca de 2,5 milhões de toneladas e alimentar mais de 80 milhões de pessoas anualmente, acrescentou Bai.
Até agora, dezenas de países em todo o mundo realizaram pesquisas relevantes e plantio experimental de arroz híbrido, enquanto a área cultivada anual de arroz híbrido no exterior atingiu quase 8 milhões de hectares no total.
Desde os anos 1980, a China treinou mais de 14.000 pessoas como técnicos ou em gestão vindas de países estrangeiros nos campos de estudo e plantio de arroz híbrido.