Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, conversou com o primeiro-ministro do Nepal, Pushpa Kamal Dahal Prachanda, que está em uma visita oficial à China, no Grande Palácio do Povo, nesta segunda-feira.
A China e o Nepal sempre se respeitaram, confiaram um no outro e se apoiaram mutuamente desde o estabelecimento dos laços diplomáticos, há quase 70 anos, disse Li, observando que as relações bilaterais tiveram um desenvolvimento sólido e constante e que a cooperação em vários campos obteve constantemente novas conquistas, dando um bom exemplo de igualdade e benefício mútuo entre os países.
A China está disposta a trabalhar com o Nepal para implementar o importante consenso alcançado pelos líderes dos dois países, aprimorar as sinergias da estratégia de desenvolvimento, consolidar e expandir a cooperação prática, elevar as relações entre a China e o Nepal a um nível mais alto e, em conjunto, criar um futuro melhor para os dois países, afirmou o premiê.
Li destacou que a China, como sempre, apoiará firmemente o Nepal na proteção da independência nacional, da soberania e da integridade territorial e na adoção de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais.
Li assinalou que a China está pronta para trabalhar com o Nepal para melhorar continuamente a conectividade em portos, estradas, ferrovias, aviação, telecomunicações e eletricidade, acelerar a construção da Rede de Conectividade Multidimensional Trans-Himalaia e ajudar o Nepal, um país sem litoral, a melhorar a conectividade com os países vizinhos o mais rápido possível.
A China está disposta a importar mais produtos agrícolas de qualidade do Nepal, a encorajar as empresas chinesas a participarem do desenvolvimento e da construção do Nepal e a fortalecer os intercâmbios interpessoais e a cooperação em educação, atendimento médico, turismo, entre outros, disse Li.
Prachanda parabenizou a China por sediar com sucesso a cerimônia de abertura dos Jogos Asiáticos de Hangzhou e elogiou as grandes conquistas da China no desenvolvimento econômico e social e na redução da pobreza.
Prachanda observou que as relações entre o Nepal e a China são baseadas nos Cinco Princípios de Coexistência Pacífica e resistiram ao teste das mudanças na situação internacional.
O lado nepalês segue firmemente o princípio de Uma Só China, apoia a China na salvaguarda da soberania nacional e da integridade territorial e não permite que nenhuma força use o território nepalês para atividades anti-China, reiterou o primeiro-ministro.
Prachanda ressaltou que o Nepal apoia a Iniciativa do Cinturão e Rota proposta pela China e está disposto a fortalecer os intercâmbios e a cooperação com a China, salvaguardar conjuntamente os interesses comuns dos países em desenvolvimento e promover o estabelecimento de uma ordem internacional mais justa e razoável.
Após as conversas, Li e Prachanda testemunharam a assinatura de mais de 10 documentos de cooperação bilateral em economia e comércio, agricultura, ciência e tecnologia, cultura, publicação, economia digital, indústria verde e de baixo carbono, inspeção e quarentena e assistência ao desenvolvimento.
Antes das conversas, Li realizou uma cerimônia de boas-vindas para Prachanda na praça do lado de fora do portão leste do Grande Palácio do Povo.