Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Funcionários da ASEAN manifestam apoio à Iniciativa do Cinturão e Rota

 Nanning – Os oficiais da ASEAN presentes na 20ª Expo China-ASEAN no domingo pediram cooperação contínua na Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR), elogiando as contribuições da iniciativa para a economia e a cooperação regionais.

   O primeiro-ministro do Laos, Sonexay Siphandone, disse que o Laos manterá uma estreita cooperação com outros membros da ASEAN e a China e contribuirá para a implementação da ICR.

   Sonexay fez as declarações na cerimônia de abertura da 20ª Expo China-ASEAN, em Nanning, capital da Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul da China.

   O primeiro-ministro disse que a cooperação entre os dois países em infraestrutura está produzindo resultados práticos. Ele elogiou a Ferrovia China-Laos pela criação de empregos, pelo reforço do intercâmbio de pessoal e pela promoção da cooperação entre a China, o Laos e outros países da ASEAN.

   No mesmo evento, o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, disse que a ICR tem sido instrumental para solidificar as relações regionais, citando o Parque Industrial Malásia- China em Kuantan como um projeto exemplar da ICR.

   Este ano marca o 10º aniversário da ICR e o 20º aniversário da primeira Expo China-ASEAN. Na última década, a ICR provocou um boom de infraestrutura nos países da ASEAN, com a Ferrovia China-Laos, a Ferrovia de Alta Velocidade Jacarta-Bandung e o Porto de Kuantan, na Malásia, entre seus projetos emblemáticos.

   Na exposição, os funcionários e empresários elogiaram os projetos da ICR por facilitar o comércio, o investimento e a cooperação na região e por estimular a recuperação econômica da região após a pandemia.

   O primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, disse que o Vietnã apoia os esforços para promover a conectividade do Cinturão e Rota para alcançar a prosperidade comum.

   Pham Minh Chinh elogiou a China por desempenhar seu papel como um grande país responsável e por atuar como um estabilizador da economia regional. “Os países da ASEAN, incluindo o Vietnã, sempre apreciaram e valorizaram muito a importante contribuição da China para a cooperação e a prosperidade comum na região”, disse ele.

   O vice-primeiro-ministro e ministro do Comércio da Tailândia, Phumtham Wechayachai, disse que a Tailândia aprecia os esforços da China para promover o desenvolvimento sustentável da região.

   As políticas de desenvolvimento da Tailândia se alinham com a ICR em seu objetivo de alcançar um crescimento sustentável e equilibrado, disse ele, observando que espera ver uma cooperação expandida entre a China e a Tailândia em vários campos.

   Ao longo da década desde que a ICR foi lançada, a China assinou mais de 200 documentos de cooperação com mais de 150 países e mais de 30 organizações internacionais, resultando em mais de 3.000 projetos de cooperação, mostram estatísticas oficiais.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo