Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se com o primeiro-ministro cambojano, Hun Manet, no Grande Palácio do Povo nesta sexta-feira.
Xi destacou que o primeiro-ministro Hun Manet escolheu a China como o destino para sua primeira visita bilateral após assumir o cargo, o que demonstra plenamente a grande importância que o novo governo cambojano atribui à consolidação e desenvolvimento da amizade China-Camboja.
A China e o Camboja são amigos de ferro, disse Xi, acrescentando que, nos últimos 65 anos, desde o estabelecimento de laços diplomáticos, os dois lados sempre mantiveram um alto grau de confiança mútua, trataram-se mutuamente como iguais, alcançaram resultados de benefício mútuo e se apoiaram firmemente na salvaguarda dos interesses de soberania, segurança e desenvolvimento nacionais.
Xi enfatizou que a China apoia firmemente o Camboja na exploração de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais e está pronta para manter uma comunicação estratégica regular com o Camboja e aprofundar a troca de experiências de governança.
Ele disse que os dois lados devem fazer bom uso do mecanismo do comitê de coordenação intergovernamental e implementar o novo plano de ação para construir uma comunidade China-Camboja com um futuro compartilhado.
Xi também pediu que ambos os lados enriqueçam a estrutura de cooperação China-Camboja “Hexágono de Diamante”, construam conjuntamente o “Corredor de Desenvolvimento Industrial” e o “Corredor de Peixe e Arroz”, e promovam a implementação imediata dos principais projetos de cooperação relevantes.
A China está disposta a realizar uma cooperação regular em aplicação da lei e segurança com o Camboja e continuar a reprimir crimes transfronteiriços, como jogos de azar online e fraudes em telecomunicações, disse Xi.
Ele disse que os dois lados devem continuar a organizar atividades para celebrar o “Ano da Amizade China-Camboja” e expandir a cooperação nos campos da juventude, localidades, educação, turismo e saúde para que a amizade China-Camboja traga mais benefícios para os dois povos.
Xi destacou que, independentemente das mudanças na situação internacional e regional, a China é sempre o amigo mais confiável e apoiador ferrenho do Camboja, e que a China está pronta para dar as mãos ao Camboja para defender a equidade e a justiça internacionais e salvaguardar os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento.
Hun Manet disse que ele escolheu a China como destino de sua primeira visita oficial para mostrar que o novo governo cambojano continuará a perseguir firmemente uma política amigável em relação à China e levar adiante a amizade férrea entre o Camboja e a China.
O primeiro-ministro disse que o Camboja respeitará o princípio de Uma Só China, apoiará firmemente a China na salvaguarda de seus interesses centrais e apoiará a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global propostas pelo presidente Xi.
O Camboja aprecia o forte apoio e a assistência de longo prazo da China ao desenvolvimento econômico e social do Camboja e está disposto a trabalhar com a China para implementar o importante consenso alcançado pelos líderes dos dois países, aprofundar a cooperação do Cinturão e Rota e impulsionar o desenvolvimento da cooperação bilateral na indústria, agricultura, investimento, cultura e outros campos sob a estrutura do “Hexágono de Diamante”, disse Hun Manet.
Hun Manet observou que o lado cambojano está disposto a cooperar estreitamente com a China em assuntos regionais e internacionais para elevar os laços bilaterais a um novo patamar.
Wang Yi esteve presente na reunião.