Beijing — A China cortou nesta terça-feira sua taxa de empréstimo de referência baseada no mercado.
A principal taxa de empréstimo (LPR, na sigla em inglês) de um ano ficou em 3,55% na terça-feira, abaixo da leitura anterior de 3,65%, de acordo com o National Interbank Funding Center.
A LPR de mais de cinco anos, a qual muitos bancos tomam como referência para suas taxas de hipoteca, caiu 10 pontos-base para 4,2%.
Os dados divulgados mensalmente são uma taxa de referência de precificação para os bancos, calculados com base nas taxas das operações de mercado aberto do Banco Popular da China (PBOC, na sigla em inglês), especialmente a taxa do instrumento de empréstimo de médio prazo (MLF, na sigla em inglês).
O PBOC, o banco central do país, cortou a taxa de juros de seu MLF de um ano de 2,75% para 2,65% na quinta-feira, em meio a esforços para fortalecer o ajuste contracíclico e estabilizar as expectativas do mercado.
Na última terça-feira, o banco central baixou a taxa de recompra reversa de sete dias pela primeira vez desde agosto passado de 2% para 1,9%.
Mais tarde, no mesmo dia, anunciou um corte nas taxas de juros de seu instrumento constante de empréstimo, com a taxa overnight caindo em 10 pontos-base, para 2,75%.
Zeng Gang, diretor do Instituto de Finanças e Desenvolvimento de Shanghai, disse que os cortes na taxa de política levaram ao corte da LPR deste mês, que efetivamente reduzirá as taxas de juros reais dos empréstimos, diminuirá os custos de financiamento, estimulará a demanda de crédito e fortalecerá o impulso de crescimento do consumo e investimento.