Urumqi — Um trem de carga carregado com autopeças, roupas e outros bens partiu neste sábado da Passagem de Alataw, um importante porto terrestre na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, com destino a Malaszewicze, na Polônia. É o 3.000º trem do tipo passando pelo porto neste ano.
De acordo com Liu Junping, da estação ferroviária de Alataw, o tempo de desembaraço aduaneiro para os trens de saída foi reduzido para menos de cinco horas, enquanto o tempo de processamento de carga de entrada também foi reduzido.
Liu disse que, desde o início deste ano, a estação vem expandindo o transporte multimodal, renovando armazéns e aumentando sua capacidade, e construindo novas linhas ferroviárias para melhorar a qualidade e a eficiência do serviço de trem de carga China-Europa.
Atualmente, 104 rotas passam pela Passagem de Alataw, conectando 21 países e regiões, incluindo Alemanha, Bélgica e Polônia. Os trens agora transportam mais de 200 categorias de itens.
Veículos e autopeças, eletrodomésticos e commodities diárias estão entre as principais exportações pelo porto, enquanto as importações consistem principalmente em veículos, autopeças, produtos mecânicos e fios de algodão.