Beijing — A atividade não manufatureira da China manteve a expansão em maio, com o índice de gerentes de compras (PMI, em inglês) do setor chegando a 54,5, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta quarta-feira.
Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo de 50 reflete contração.
O PMI não manufatureiro da China permaneceu acima de 54 este ano, indicando uma recuperação sustentada, de acordo com o estatístico sênior do DNE, Zhao Qinghe.
O subíndice do setor de serviços foi de 53,8 em maio, acima da leitura de 47,1 de um ano atrás. Os subíndices de atividades empresariais de transporte, hotelaria e catering ficaram bem acima de 55, pois o consumo de viagens e offline aumentou durante o feriado do Dia do Trabalhador.
O setor de construção manteve um crescimento acelerado este mês, com seu subíndice de atividades comerciais em 58,2, observou Zhao. O subíndice que mede as expectativas para as atividades do setor ficou em 62,1, revelando forte otimismo entre as construtoras.
Os dados desta quarta-feira também mostraram que o PMI do setor manufatureiro da China ficou em 48,8 em maio, ante 49,2 em abril.