Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Arábia Saudita deseja estreitar laços com a China, diz vice-chanceler saudita

Vários planos, acordos e memorandos de entendimento foram assinados relacionados à Visão 2030 da Arábia Saudita e à Iniciativa do Cinturão e Rota proposta pela China. Esses acordos abrangem vários setores, incluindo energia de hidrogênio, judiciário, ensino da língua chinesa, cooperação com a mídia e economia digital.

Riad — A Arábia Saudita continua dedicada a melhorar a cooperação e receber benefícios mútuos da colaboração com a China em várias áreas, disse em entrevista exclusiva recente à Xinhua o vice-chanceler saudita Waleed Elkhereiji.

Apontando para o rápido crescimento dos laços diplomáticos entre a Arábia Saudita e a China, Elkhereiji citou que as duas nações elevaram o relacionamento a uma parceria estratégica abrangente em 2016 e, nos últimos anos, visitas recíprocas de alto nível provaram esse compromisso em estreitar os laços.

O diplomata saudita disse que as visitas do presidente chinês Xi Jinping à Arábia Saudita em 2016 e 2022 solidificaram e fortaleceram o relacionamento.

Pessoas visitam loja da Huawei em Jidda, na Arábia Saudita, no dia 31 de janeiro de 2023. A gigante de tecnologia chinesa Huawei inaugurou uma loja em Jidda na terça-feira, a cidade portuária do Mar Vermelho na Arábia Saudita. Foto: Wang Haizhou

A Arábia Saudita e a China compartilham um interesse comum no desenvolvimento sustentável, acrescentou. Vários planos, acordos e memorandos de entendimento foram assinados relacionados à Visão 2030 da Arábia Saudita e à Iniciativa do Cinturão e Rota proposta pela China. Esses acordos abrangem vários setores, incluindo energia de hidrogênio, judiciário, ensino da língua chinesa, cooperação com a mídia e economia digital.

Elkhereiji reconheceu o papel influente da China nas frentes política e econômica e destacou a coordenação contínua e o acordo com a China em várias questões nas áreas bilateral e multilateral, comprometida em proteger a paz e a segurança mundiais.

O diplomata agradeceu os esforços da China em sediar e facilitar as negociações entre a Arábia Saudita e o Irã, atuando como uma ponte para o diálogo e a comunicação. As negociações, realizadas de 6 a 10 de março, resultaram na emissão de uma declaração trilateral conjunta da China, da Arábia Saudita e do Irã.

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, reúne-se com o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, o príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, e o homólogo do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, em Beijing, capital da China, no dia 6 de abril de 2023. Os dois ministros das Relações Exteriores, Faisal e Amir-Abdollahian, estão em Beijing para uma reunião. Foto: Ding Lin

Ele deseja começar um novo capítulo com o Irã com base em um firme compromisso com os princípios e procedimentos acordados, promovendo uma atmosfera de segurança, estabilidade, cooperação e desenvolvimento para o benefício mútuo dos países e da região como um todo.

Renato Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo