Beijing — A Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, na sigla em inglês) divulgou nesta segunda-feira um anúncio para coletar propostas para o primeiro rover lunar tripulado do país, que será dirigido por dois astronautas.
A China enviará seus astronautas à Lua até 2030, e dois astronautas conduzirão um rover lunar para exploração científica durante a missão, de acordo com o anúncio.
O projeto atual da missão indica que o rover lunar tripulado terá funções como condução e pilotagem tripuladas, movimento da superfície lunar, suporte de posicionamento e assistência de segurança, o que pode ajudar os astronautas em termos de movimento, comunicação, exploração e assim por diante, disse o anúncio.
Para reunir recursos de alta qualidade de toda a sociedade, explorar um modo de desenvolvimento comercial adequado e melhorar a eficiência, a CMSA solicita propostas do público e selecionará as melhores equipes para desenvolver o protótipo do rover, acrescentou.
As propostas devem incluir a demonstração dos requisitos da tarefa, a concepção geral do esquema, as principais tecnologias-chave, a concepção da segurança e confiabilidade, o processo de desenvolvimento, as garantias de qualidade e cronograma, um modelo de negócios e o pedido de financiamento.