Kuala Lumpur — A China e a Malásia concordaram em promover ainda mais a cooperação prática e os intercâmbios culturais e interpessoais entre os dois países, disse o mais alto legislador chinês Zhao Leji.
Durante uma visita de três dias à Malásia, que terminou no sábado, Zhao, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN) da China, reuniu-se respectivamente com o rei malaio Sultan Abdullah Sultan Ahmad Shah, com o primeiro-ministro Anwar Ibrahim e com o presidente da câmara baixa do parlamento Johari Abdul.
Em uma reunião com o supremo chefe de Estado da Malásia, Zhao disse que a China e a Malásia desenvolveram relações sólidas e estáveis e obtiveram resultados frutíferos na cooperação prática sob a orientação estratégica dos líderes dos dois países.
Ele observou que este ano marca o 10º aniversário da parceria estratégica abrangente China-Malásia, e no próximo ano será o 50º aniversário dos laços diplomáticos entre os dois países.
A China está pronta para dar as mãos à Malásia para construir uma comunidade China-Malásia com um futuro compartilhado em um alto nível e com alta qualidade, disse Zhao.
Observando que as relações bilaterais estão em seu melhor momento histórico, o rei Abdullah disse que os dois lados devem fortalecer a cooperação prática e aprofundar os intercâmbios culturais para promover ainda mais os laços entre a Malásia e a China nos próximos 50 anos.
Ao se reunir com o primeiro-ministro Anwar, Zhao disse que a cooperação prática e os intercâmbios culturais e entre pessoas são os dois motores que impulsionam o desenvolvimento das relações China-Malásia.
Ele esperava que os dois lados construíssem conjuntamente o Cinturão e a Rota com alta qualidade e expandissem a cooperação em vários campos.
A China está disposta a aprimorar os intercâmbios culturais com a Malásia e impulsionar o entendimento mútuo entre os dois povos, especialmente entre os jovens, disse Zhao.
A China está pronta para aprofundar a amizade e a confiança mútua e alcançar o desenvolvimento comum com seus vizinhos, incluindo a Malásia, defendendo a política da diplomacia de vizinhança com amizade, sinceridade, benefício mútuo e inclusão, e construindo amizade e parceria com os vizinhos, acrescentou.
Por sua vez, Anwar disse que a Malásia atribui grande importância às relações com a China e está disposta a aprofundar ainda mais sua parceria estratégica abrangente e construir conjuntamente a comunidade Malásia-China com um futuro compartilhado.
O primeiro-ministro observou que a Malásia considera a China como um bom e confiável amigo e está disposta a continuar a promover a construção de alta qualidade do Cinturão e Rota, fortalecer a cooperação em vários campos, incluindo comércio e investimento, economia digital, agricultura, redução da pobreza, cultura, turismo e juventude, e fazer avançar os principais projetos de “Dois Países, Parques Gêmeos”, de modo a trazer mais benefícios para os dois povos.
Em uma reunião com Johari, Zhao disse que o desenvolvimento de laços bilaterais deve ser guiado pelos esforços conjuntos de construção da comunidade China-Malásia com um futuro compartilhado, pedindo uma cooperação mutuamente benéfica mais próxima e intercâmbios culturais e entre pessoas como parte do esforço para criar um ambiente externo favorável para o desenvolvimento comum dos dois países.
A APN da China está disposta a fortalecer os intercâmbios com o parlamento da Malásia em todos os níveis e compartilhar experiências a fim de fornecer garantias políticas e legais para a cooperação entre os dois países, disse ele.
Johari expressou a esperança de que os intercâmbios amigáveis com a APN da China sejam fortalecidos e que os intercâmbios entre os legisladores dos dois países sejam mais próximos, acrescentando que os dois lados podem trocar opiniões sobre segurança alimentar e outras questões, e trabalhar para que mais estudantes malaios estudem na China.
Zhao informou o lado malaio sobre a modernização da China e a democracia popular em processo completo, entre outros. O lado malaio disse que os frutos do desenvolvimento da China beneficiarão toda a região e o mundo em geral.
Durante sua estada na Malásia, Zhao também visitou o escritório da Ásia-Pacífico da gigante chinesa de telecomunicações Huawei, onde incentivou os funcionários da Huawei a trabalharem mais duro e fortalecerem a inovação tecnológica, contribuindo para a cooperação mutuamente benéfica entre a China e a Malásia.
Ao se reunir com o ministro-chefe do estado de Malaca, Ab Rauf Yusoh, Zhao disse que o lado chinês está disposto a expandir ainda mais a cooperação com o lado malaio em nível regional.