Beijing — O mercado de habitação da China registrou um crescimento menor no mês passado, mostraram dados oficiais na quarta-feira.
Em abril, 62 das 70 cidades de grande e médio porte registraram aumentos mensais nos preços de novas moradias, menos do que os 64 em março, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas. Ao mesmo tempo, 36 cidades testemunharam preços mais altos de revenda de casas, ante os 57 em março.
Em uma base anual, 22 das 70 principais cidades registraram preços de novas moradias mais altos, acima dos 18 de março, enquanto 9 cidades registraram preços de casas de revenda mais altos, acima dos 8 do mês passado.
Os preços das casas novas em quatro cidades de primeiro escalão — Beijing, Shanghai, Shenzhen e Guangzhou — subiram 0,4% em abril, em comparação com um crescimento de 0,3% em março.
Em 31 cidades de segundo escalão, os preços das novas habitações subiram 0,4%, menor que o de 0,6% em março. Novas moradias em 35 cidades de terceiro escalão viram os preços caírem 0,2%, ante 0,3% em março.
Os preços de casas no mercado de segunda mão tiveram em geral um crescimento mensal mais lento em abril, de acordo com o DNE.
Em termos anuais, os preços de moradias nas cidades de primeiro escalão registraram crescimento em abril, enquanto os nas cidades de segundo e terceiro escalão registraram um declínio menor, revelaram dados do DNE.