Vientiane — A China e o Laos lançaram nesta quinta-feira um exercício militar conjunto na Academia Kommadam das Forças Armadas do Povo do Laos (LPAF, na sigla em inglês) com o objetivo de aumentar as capacidades das duas forças armadas para combater o terrorismo.
O major-general Yang Wenlin, vice-comandante do 75º Grupo do Comando do Teatro Sul do Exército de Libertação Popular (ELP) da China, disse que o exercício conjunto China-Laos Escudo da Amizade-2023 serve como uma plataforma para a troca de experiências entre as duas organizações militares, bem como uma medida concreta para aprofundar a amizade e impulsionar a cooperação entre os dois países.
A cerimônia de lançamento também contou com a presença do major-general Phanseng Bounphanh, vice-chefe do Estado-Maior das LPAF, e do embaixador chinês no Laos, Jiang Zaidong.
O exercício conjunto é realizado com o cenário de ataques conjuntos a grupos criminosos armados transnacionais baseados em selva montanhosa.
O trabalho também inclui disparo de armas reais, treinamento individual abrangente, táticas de destacamento e apoio de serviço de combate.
Durante o exercício, eventos como partidas de basquete, cabo de guerra e apresentações culturais serão realizados pelos soldados participantes para cimentar a amizade entre os dois lados.
O treinamento conjunto é lançado para fortalecer a cooperação de defesa entre a China e o Laos sob uma declaração conjunta assinada pelos dois lados sobre a construção de uma comunidade China-Laos com um futuro compartilhado.