Beijing (Xinhua) — A China aprimorou ainda mais o mecanismo de liquidação in-loco transprovinciais de contas médicas por meio de contas básicas de seguro médico, beneficiando mais indivíduos migrantes no tratamento médico.
No âmbito do atual regime de seguro médico básico, os trabalhadores migrantes rurais, os idosos que se deslocam para estar com os seus filhos e outros indivíduos migrantes podem liquidar despesas médicas incorridas fora de suas províncias de origem.
Nos três primeiros meses de 2023, a liquidação in-loco de contas médicas ambulatoriais transprovinciais foi realizada em cerca de 364,4 mil instituições médicas designadas em todo o país, com mais de 17,4 milhões de pedidos de liquidação aprovados, de acordo com os dados divulgados pela Administração Nacional de Seguro de Saúde.
Existem hospitais designados para a liquidação transprovinciais de contas ambulatoriais em todas as áreas de nível de distrito do país, segundo a administração.
De janeiro a março, o número total de liquidações diretas de contas médicas interprovinciais atingiu 2,1 milhões, mostraram os dados oficiais.
Os esquemas básicos de seguro médico da China fornecem cobertura para aproximadamente 1,36 bilhão de pessoas, com a taxa de cobertura permanecendo acima de 95% da população total.