Nong Khai, Tailândia – A província de Nong Khai, no nordeste da Tailândia, compartilhou a alegria do Festival Songkran com o vizinho Laos, do outro lado do rio Mekong, desde que o serviço transfronteiriço de passageiros da Ferrovia China-Laos começou na quinta-feira.
Muitos ficaram animados com o lançamento do serviço transfronteiriço de passageiros na Ferrovia China-Laos por ocasião do festival mais importante da Tailândia e do Laos.
Jiranun Sakultangphaisal, consultor da associação de turismo de Nong Khai, disse que muitos dos setores locais de turismo já receberam dúvidas de turistas tailandeses sobre esse serviço da Ferrovia China-Laos, que começou a operar na quinta-feira.
O entusiasmo não foi surpresa para Jiranun, que administra um hotel em Nong Khai, pois ela viu como os turistas tailandeses chegavam nos feriados para cruzar a fronteira e conhecer a Ferrovia China-Laos desde que foi inaugurada em dezembro de 2021.
“Pessoas da Tailândia vinham a Nong Khai perguntando como usar a ferrovia China-Laos. Às vezes, temos mais clientes do que poderíamos atender”, disse ela.
Muitos turistas pernoitavam na província do nordeste da Tailândia antes de viajar para o Laos, Vientiane, a cerca de 20 km de distância. Isso impulsionou os negócios hoteleiros de Jiranun e o setor de turismo local buscando a recuperação da pandemia de COVID-19.
Monnipa Kovitsirikul, presidente da Câmara de Comércio de Nong Khai, espera que os turistas chineses que vão ao Laos viajem para mais longe e visitem Nong Khai e a região nordeste da Tailândia.
“Estamos nos preparando para receber mais turistas chineses, preparando mais transporte e funcionários que falam chinês”, disse ela.
Monnipa disse que muitos setores empresariais em Nong Khai se beneficiaram da operação da Ferrovia China-Laos, aumentando o emprego e gerando novas oportunidades para a comunidade empresarial local.
Ela viu novos investimentos da Tailândia em Nong Khai e maiores esforços do governo tailandês para atualizar as infraestruturas locais.
A Ferrovia China-Laos também forneceu outra rota de transporte para a Tailândia acessar o amplo mercado chinês.
“Antigamente, o transporte de mercadorias entre China, Laos e Tailândia levava mais tempo devido às más condições das estradas. A Ferrovia China-Laos reduziu o tempo de viagem para cerca de 10 horas, facilitando o transporte de mercadorias, como frutas que exigem entrega rápida”, disse Wittawat Pleumram, funcionário da alfândega local em Nong Khai.
Para Jiranun, conselheiro da associação de turismo, a Ferrovia China-Laos também é uma estrada de amizade que liga ainda mais a Tailândia, a China e o Laos, aumentando a conectividade e o intercâmbio pessoal.
“Mais conectividade facilitaria mais entendimentos, o que também ajudaria na cooperação”, disse ela.