Beijing – Cientistas propuseram vários objetivos para uma futura estação internacional de pesquisa lunar, incluindo observação da Terra baseada na Lua e utilização de recursos lunares, informou o China Science Daily na sexta-feira.
Zou Yongliao, chefe da divisão de Exploração Lunar e de Espaço Profundo da Academia Chinesa de Ciências (ACC), revelou os objetivos em uma recente conferência espacial nacional.
A China planeja estabelecer um modelo básico para uma estação de pesquisa lunar baseada em duas missões de exploração planejadas até 2028 e, posteriormente, expandi-la para uma internacional.
De acordo com Zou, à medida que os cientistas continuam desenvolvendo o projeto da estação de pesquisa, eles já progrediram ao apresentar objetivos específicos para a ciência e a aplicação.
Esses objetivos envolvem principalmente estudar a evolução da Lua, explorar a formação e as atividades estelares e observar o Sol e a Terra a partir da Lua.
Zou também mencionou a realização de experimentos científicos, como o cultivo de plantas na superfície lunar e a utilização de recursos lunares, como minerais lunares e energia solar.
O cientista observou que a Lua ainda é o “campo principal” da exploração do espaço profundo e a construção de uma estação internacional de pesquisa lunar é uma necessidade histórica.