Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Xi reúne força poderosa para construção do grande país e revitalização nacional

Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta segunda-feira a formação de uma força poderosa para a construção de um grande país socialista moderno e o avanço da revitalização nacional, quando fecharam as cortinas das “duas sessões” anuais, que iniciaram um novo capítulo da modernização chinesa com uma liderança competente e políticas detalhadas.

De hoje em diante até meados do século 21, a tarefa central de todo o Partido Comunista da China (PCCh) e de todo o povo chinês será transformar a China em um grande país socialista moderno em todos os aspectos e promover a revitalização da nação chinesa em todas as frentes, disse Xi, também secretário-geral do Comitê Central do PCCh e presidente da Comissão Militar Central (CMC), ao discursar na reunião de encerramento da primeira sessão da 14ª Assembleia Popular Nacional (APN), a legislatura nacional.

“O bastão de revezamento da construção de um grande país socialista moderno e do avanço da revitalização nacional foi historicamente passado para a nossa geração”, disse Xi, que foi eleito presidente chinês e presidente da CMC da República Popular da China por unanimidade na sexta-feira na sessão.

Xi enfatizou a aceleração da modernização chinesa de acordo com as decisões estratégicas tomadas no 20º Congresso Nacional do PCCh.

“A confiança do povo é a maior motivação que me leva a seguir em frente e uma grande responsabilidade que eu assumo”, disse Xi. “Cumprirei fielmente minhas responsabilidades conferidas pela Constituição, com as necessidades da nação como minha missão e os interesses do povo como meu critério”.

Xi comprometeu-se a cumprir o seu dever escrupulosamente, fazer o seu melhor e provar-se digno da confiança de todos os deputados da APN e do povo chinês de todos os grupos étnicos.

Na nova jornada adiante, a China promoverá inabalavelmente o desenvolvimento de alta qualidade, disse Xi.

O país deve aplicar plena e fielmente a nova filosofia de desenvolvimento em todas as frentes e acelerar os esforços para criar um novo padrão de desenvolvimento, indicou Xi.

Ele pediu a implementação completa da estratégia para revigorar a China por meio da ciência e educação, da estratégia de desenvolvimento da força de trabalho e da estratégia de desenvolvimento orientado à inovação.

A China deve trabalhar para alcançar maior autossuficiência e maior força em ciência e tecnologia, promover a transformação e a atualização industriais, impulsionar o desenvolvimento urbano-rural e regional coordenado e avançar no desenvolvimento econômico e social verde e de baixo carbono, assinalou Xi.

Esforços devem ser feitos para melhorar efetivamente e expandir adequadamente a economia e aumentar continuamente a força econômica, as capacidades científicas e tecnológicas e a força nacional composta do país, disse ele.

Enfatizando colocar o povo em primeiro lugar na nova jornada, Xi disse que o povo é a força decisiva na transformação da China em um grande país socialista moderno em todos os aspectos.

Xi pediu esforços para desenvolver ativamente a democracia popular em todo o processo e defender a unidade entre a liderança do PCCh, a administração do país pelo povo e a governança baseada na lei.

Ele disse que uma filosofia de desenvolvimento centrada no povo deve ser implementada para que as conquistas da modernização beneficiem todas as pessoas de forma justa e que um progresso mais notável e substantivo seja feito na promoção da prosperidade para todos.

Xi também enfatizou o fortalecimento e a expansão da grande unidade do povo chinês de todos os grupos étnicos e a grande unidade de todos os filhos e filhas da nação chinesa no país e no exterior.

“Ao fazer isso, mobilizaremos todos os fatores favoráveis e formaremos uma força poderosa que facilitará a construção de um grande país socialista moderno e o avanço da revitalização nacional”, apontou Xi.

Destacando a melhor coordenação do desenvolvimento e da segurança, Xi disse que a segurança é a base do desenvolvimento, enquanto a estabilidade é um pré-requisito para a prosperidade.

Xi ressaltou a necessidade de buscar uma abordagem holística para a segurança nacional, melhorar o sistema da segurança nacional, fortalecer a capacidade da China de salvaguardar a segurança nacional, além de melhorar a governança da segurança pública, aprimorar o sistema de governança social e salvaguardar o novo padrão de desenvolvimento da China com uma nova arquitetura de segurança.

Xi exigiu esforços para promover a modernização da defesa nacional e das forças armadas em todas as frentes e construir as forças armadas populares em uma “Grande Muralha de aço” que seja capaz de salvaguardar efetivamente os interesses da soberania, da segurança e do desenvolvimento nacionais.

Xi também destacou esforços sólidos para promover a prática de “um país, dois sistemas” e a causa da reunificação nacional.

Ele sublinhou a necessidade de implementar plena, fiel e resolutamente a política de “um país, dois sistemas”, sob a qual a população de Hong Kong administra Hong Kong e a população de Macau administra Macau, ambas com um elevado grau de autonomia.

Xi sublinhou a importância de se manterem comprometidos com a governança baseada na lei em Hong Kong e Macau e de apoiarem as regiões administrativas especiais de Hong Kong e de Macau no crescimento de suas economias, na melhoria da vida das pessoas e na sua melhor integração no desenvolvimento geral do país.

Ele enfatizou a adesão ao princípio de Uma Só China e ao Consenso de 1992, a promoção ativa do desenvolvimento pacífico das relações através do Estreito, a oposição resoluta à interferência externa e às atividades separatistas da “independência de Taiwan” e o avanço firme do processo da reunificação nacional.

Prometendo esforços para promover a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, Xi disse que o desenvolvimento da China beneficia o mundo, e a China não pode se desenvolver isoladamente do resto do mundo.

Salientando que a China fará esforços concretos para promover a abertura de alto padrão, Xi disse que o país não só alavancará os mercados e recursos globais para seu próprio desenvolvimento, mas também promoverá o desenvolvimento de todo o mundo.

“Estaremos dedicados à paz, ao desenvolvimento, à cooperação e ao benefício mútuo, permaneceremos firmes no lado correto da história, praticaremos o verdadeiro multilateralismo e defenderemos os valores compartilhados da humanidade”, disse Xi.

Ele acrescentou que a China participará ativamente da reforma e desenvolvimento do sistema de governança global, contribuirá para a construção de uma economia mundial aberta, avançará na implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global e Iniciativa de Segurança Global, acrescentará mais estabilidade e energia positiva ao desenvolvimento pacífico do mundo e criará um ambiente internacional favorável ao desenvolvimento da China.

Xi destacou a defesa da liderança do PCCh e da liderança centralizada e unificada do Comitê Central do PCCh.

É importante permanecer alerta e determinado para enfrentar os desafios especiais que um grande partido como o PCCh enfrenta, apontou Xi.

Ele sublinhou a importância de ter sempre a coragem de realizar a autorreforma, conduzir incessantemente a plena e rigorosa autogovernança do Partido e combater a corrupção de forma resoluta.

São necessários esforços para manter sempre a solidariedade e a unidade do Partido e garantir que o PCCh nunca mude sua natureza, sua convicção ou seu caráter, de modo a fornecer uma garantia firme para a construção da China em um grande país socialista moderno e a realização da revitalização nacional, acrescentou.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo