Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China se opõe a definir todas as relações China-EUA por competição, diz porta-voz

Beijing – A China pediu nesta quarta-feira aos Estados Unidos que vejam a China de maneira objetiva e racional, sigam uma política positiva e prática para a China e trabalhem com a China para trazer as relações bilaterais de volta a uma trilha de desenvolvimento estável e sólido.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, fez as declarações em uma coletiva de imprensa diária em resposta a uma pergunta sobre os comentários relacionados à China no recente discurso do presidente dos EUA, Joe Biden, sobre o Estado da União.

A China tem sempre acreditado que as relações China-EUA não devem ser um jogo de soma zero, onde um lado supera ou prospera à custa do outro, disse Mao, acrescentando que seu respectivo sucesso constitui oportunidades em vez de desafios um para o outro, e o mundo é suficientemente grande para que os dois países se desenvolvam e prosperem juntos.

A China não se esquiva nem teme a concorrência, mas se opõe a usar a concorrência para definir todas as relações China-EUA, difamar um determinado país sob o pretexto da concorrência e restringir os legítimos direitos de desenvolvimento de outros países, mesmo à custa das cadeias industriais e de suprimentos globais, disse Mao.

A porta-voz acrescentou que as relações estáveis e sólidas China-EUA estão em linha com os interesses fundamentais dos dois povos e vão ao encontro também das expectativas comuns da comunidade internacional.

A China lidará com seus laços com os Estados Unidos com base nos princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação de ganhos recíprocos e, ao mesmo tempo, a China salvaguardará resolutamente seus interesses de soberania, segurança e desenvolvimento, disse Mao.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo