Beijing – A capital da China, Beijing, ocupa o sétimo lugar no Índice de Centros de Intercâmbio Internacional 2022, de acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira.
O relatório foi compilado em conjunto pelo Instituto Chinês de Planejamento do Desenvolvimento da Universidade Tsinghua e pela Deloitte China, após uma pesquisa abrangente em 37 cidades em todo o mundo.
O relatório diz que os centros de intercâmbio internacional são cidades centrais globais ou regionais que têm a função de ligar e servir o mundo, são capazes de reunir fatores internacionais de alto nível e desempenham um papel fundamental nos assuntos globais. Eles são nós e hubs cruciais na rede dinâmica de intercâmbios internacionais.
O relatório visa identificar as regularidades e os problemas existentes no desenvolvimento de centros de intercâmbio internacional e fornecer referência para a criação de estratégias e planos de desenvolvimento da cidade.
O relatório define um quadro de avaliação que inclui três indicadores de primeiro nível, nomeadamente atratividade, influência e conectividade, bem como 11 indicadores de segundo nível e 25 indicadores de terceiro nível. Beijing ocupa a 24ª posição em atratividade, a terceira em influência e a 13ª em conectividade.
Londres, Nova York, Paris, Cingapura e Seul são as cinco primeiras cidades do índice.