Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Vermelho chinês acende em roda-gigante de Foz do Iguaçu, celebrando o Ano Novo chinês com três eventos

Uma roda gigante de 88 metros iluminada de vermelho, canções chinesas cantadas na Praça da Paz e um navio de cruzeiro decorado com lanternas vermelhas navegando no Rio Paraná.

   Assim Foz do Iguaçu comemorou o Ano Novo Chinês.

   Na noite do dia 4, na margem brasileira do Rio Paraná, as comunidades chinesas locais, juntamente com o público brasileiro, assistiram a roda-gigante no Porto Iguaçu ser iluminada em vermelho, para celebrar o Ano Novo chinês.

    O embaixador chinês no Brasil, Zhu Qingqiao, disse que ver os compatriotas chineses celebrando o Ano Novo chinês com os moradores da cidade das cataratas é o reflexo da amizade entre o povo chinês e o brasileiro.

 Zhu Qingqiao – Embaixador Chinês no Brasil

   “Nossa tarefa principal hoje é o desenvolvimento. Desenvolver o melhor possível para oferecer uma vida melhor para nossos povos. Essa é nossa tarefa e a China sempre trata o Brasil com um parceiro estratégico para nosso país, pois nós já temos uma parceria estratégica global. Nossas cooperações beneficiam não só nossos povos, mas também beneficia o mundo.”

    Em entrevista exclusiva à Xinhua, o prefeito Chico Brasileiro destacou a importância da China como parceira estratégica.

 Chico Brasileiro – Prefeito de Foz do Iguaçu

   “A China é um parceiro estratégico do Brasil. Então nós estamos muito otimistas com essa perspectiva de avanço da relação brasil-china e Foz do Iguaçu também, como cidade turística.

   Nós agora iremos criar condições inclusive para visitas nossas à China tanto para Wuhan e Xiamen, para podermos criar todas as condições sólidas de um relacionamento de amizade e de cooperação tanto política econômica e cultural.”

    Na manhã do dia 5, a Praça da Paz no centro da cidade recebeu diversos artistas que apresentaram canções familiares ao povo chinês, agradando a todos os presentes.

 Chico Brasileiro – Prefeito de Foz do Iguaçu

   “O Brasil investiu na usina hidrelétrica de Itaipu e com a construção da usina, a nossa cidade hoje tem em torno de 300 mil habitantes e esse crescimento teve uma participação presente, constante e forte da comunidade chinesa, tanto em investimentos, em empreendimentos aqui em Foz do Iguaçu quanto na região da tríplice fronteira.”

    O Sr. Chung, que vive em Iguaçu há quase 30 anos, achou muito positiva esta forma de mostrar a cultura chinesa para o povo brasileiro.

 Marcos Chung – Morador de Foz do Iguaçu

   “Eu acho que é um sentimento bem diferente trazer uma cultura Chinesa para o povo Brasileiro conhecer é uma ótima ideia.

   Desde 1994 eu estou aqui em Foz do Iguaçu.

   O pessoal está bem motivado para preservar e apresentar a nossa cultura.

   Como todos os lugares no Brasil, para o brasileiro é sempre ‘seja bem-vindo’, então está ótimo para nós. Estamos nos sentindo em casa.”

    Na noite do dia 5, um navio de cruzeiro de dois andares navegava no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

   Decorado com lanternas vermelhas e elementos da cultura chinesa, o navio recebeu convidados para um jantar de celebração do Ano Novo chinês. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo