Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Angola e Rússia melhorarão mecanismos de cooperação

Luanda – Angola e Rússia manterão a cooperação existente para desenvolver as relações bilaterais em diversas áreas, disse na quarta-feira o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, em Luanda, capital angolana.

O diplomata russo fez a declaração após conversações com o presidente angolano, João Lourenço, que abordaram questões de interesse comum e o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Segundo Lavrov, eles tiveram um diálogo prolongado e consistente, discutindo em detalhe as relações bilaterais. O chanceler russo esteve em Luanda como parte de sua visita à África, que previamente o levou à África do Sul e Eswatini.

Medidas serão tomadas para implementar a cooperação estratégica entre os dois países em diversas áreas, disse Lavrov durante seu encontro com o presidente angolano.

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Tete António, que se reuniu com seu homólogo russo em encontro separado, disse que Angola e a Rússia fortalecerão os mecanismos de cooperação para identificar novas áreas para as relações bilaterais.

Segundo o chanceler angolano, a agricultura, a indústria transformadora e o setor agro-industrial estão entre as prioridades da cooperação com a Rússia que podem eventualmente ajudar a economia angolana a crescer.

O ministro angolano disse que os dois países estão ligados por relações tradicionalmente amigáveis, diálogo franco e interesses comuns. Angola encoraja a Rússia a dar uma “chance” no conflito com a Ucrânia, estabelecendo um cessar-fogo que possa restabelecer um clima de paz mundial, acrescentou.

Lavrov disse que o governo russo aprecia as posições equilibradas de Angola nas Nações Unidas, especificamente as ligadas ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Ele anunciou que uma reunião da Comissão Conjunta com Angola será realizada em abril para identificar novas áreas de cooperação.

O diplomata russo disse apreciar os esforços de Angola para impulsionar a paz regional, salientando que seu país aceita soluções africanas para questões africanas. Ele também revelou que a cúpula Rússia-África ocorrerá em julho em São Petersburgo, na Rússia.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo