Pequim – A capacidade instalada total de geração de eletricidade da China atingiu 3,35 bilhões de quilowatts no final de dezembro do ano passado, um aumento anual de 14,6%, segundos dados da Administração Nacional de Energia divulgados nesta terça-feira.
As principais empresas de energia investiram cerca de 1,17 trilhão de yuans (US$ 162,99 bilhões) em projetos de fornecimento de energia, um aumento de 12,1% em termos anuais. O investimento em projetos de rede elétrica aumentou 15,3%, atingindo 608,3 bilhões de yuans.
Em 2024, a capacidade de geração de eletricidade solar da China aumentou 45,2%, para cerca de 890 milhões de quilowatts, enquanto a capacidade de geração de eletricidade eólica aumentou 18%, para cerca de 520 milhões de quilowatts.
Houve um progresso significativo na transição energética da China. De acordo com um documento divulgado pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e pela administração no início deste mês, o país prometeu melhorar a capacidade de regulação do seu sistema de eletricidade de 2025 a 2027.
A China pretende apoiar o consumo e a utilização de mais de 200 milhões de quilowatts de energia renovável recém-adicionados anualmente ao longo de três anos para garantir que a taxa de utilização de energia renovável em todo o país atinja pelo menos 90%, de acordo com o documento.