Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Principais taxas de empréstimo da China permanecem inalteradas

(241224) -- GUANGZHOU, Dec. 24, 2024 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken on Nov. 26, 2024 shows a view of the financial island in Hengqin, Zhuhai City, south China's Guangdong Province. Covering an area of 56,000 square kilometers, which is less than 0.6 percent of the country's total land area, the Guangdong-Hong Kong-Macao Greater Bay Area generated an economic output exceeding 14 trillion yuan in 2023, roughly one-ninth of the national total. It stands as one of China's most open and economically dynamic areas, and is also among the regions with the highest economic development quality. (Xinhua/Deng Hua)

Beijing – A principal taxa de empréstimo (LPR, sigla em inglês) de um ano da China, índice referencial para empréstimos do mercado, ficou em 3,1% na segunda-feira, inalterada em relação ao mês passado.

   A LPR de mais de cinco anos, na qual muitos credores baseiam as suas taxas de hipoteca, também se encontrou inalterada na relação à leitura anterior de 3,6%, de acordo com o Centro Nacional de Financiamento Interbancário.

   A LPR, divulgada uma vez por mês, é uma referência importante para a precificação das taxas de juros dos empréstimos. A LPR de um ano e a LPR de mais de cinco anos caíram 35 pontos-base e 60 pontos-base, respectivamente, desde o início de 2024.

   As LPRs reduzidas mantiveram as taxas de juros dos empréstimos em níveis historicamente baixos. De acordo com os dados mais recentes do banco central da China, a taxa de juros para empréstimos corporativos recém-emitidos foi de aproximadamente 3,43% em dezembro passado, uma queda anual de 0,36 ponto percentual.

   A taxa de juros para empréstimos habitacionais para pessoas físicas ficou em 3,11% no mês passado, representando uma queda anual de 0,88 ponto percentual, mostraram os dados.

   A China fortalecerá ainda mais os ajustes anticíclicos, alavancando uma série de ferramentas de política monetária, incluindo taxas de juros e depósitos obrigatórios, para manter ampla liquidez e garantir um ambiente de reforço ao financiamento social, disse Xuan Changneng, vice-presidente do Banco Popular da China, o banco central, na semana passada.

   A economia da China atingiu sua meta de crescimento anual e expandiu 5% ano a ano em 2024, com seu produto interno bruto atingindo 134,9084 trilhões de yuans (US$ 18,77 trilhões), mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas divulgados na sexta-feira.

Sair da versão mobile