Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China testa aumento de neve artificial auxiliada por drones nas montanhas Kunlun em Xinjiang

(241028) -- ATUX, Oct. 28, 2024 (Xinhua) -- This photo taken on Oct. 20, 2024 shows a view of the Kunlun Mountains as pictured in Akto County, Kirgiz Autonomous Prefecture of Kizilsu in northwest China's Xinjiang Uygur Autonomous Region. An eight-day multidisciplinary scientific expedition was launched on Oct. 19 in Atux City in Xinjiang. During the expedition, researchers carried out investigations at ancient roads, historical sites and important geographical marks in Xinjiang's Kirgiz Autonomous Prefecture of Kizilsu. (Xinhua/Ding Lei)

Urumqi – A China usou pela primeira vez na sexta-feira drones para realizar um experimento de aumento de neve artificial nas montanhas Kunlun, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, de acordo com o Diário de Ciência da China.

   A área de operação está localizada em uma altitude de 3.500 metros, onde o baixo teor de oxigênio representa um desafio para a disseminação de ocorrências, disse Yan Jianchang, diretor do centro de modificação do clima de Xinjiang.

   Para superar a dificuldade, o drone foi equipado com chamas de fumaça de duração ultralonga para aumentar a água e contribuiu com sucesso o experimento de ignição completa das chamas de fumaça a uma altitude de 4.200 metros, liberando assim as iniciativas, disse Yan.

   O drone também foi equipado com sensores e dispositivos de alta precisão que permitem um posicionamento preciso, monitoramento em tempo real e medição precisa da área de operação. Todas essas funções foram testadas no experimento.

   O centro realizou 23 experimentos de observação de nuvens e ocorrências e aumento de chuva e neve usando drones de grande e médio porte desde o início de 2024. A duração total do voo foi de 46 horas, com cada operação durando mais de uma hora e meia . Os resultados obtidos com esses experimentos preliminares estabelecem uma base sólida para o primeiro teste bem-sucedido nas montanhas Kunlun.

   As montanhas Kunlun servem como uma fonte vital de água no oeste da China. Operações científicas e eficazes de aumento da chuva artificial (neve) podem reabastecer os recursos hídricos superficiais e estruturais, fornecendo assim mais garantias para segurança agrícola, uso industrial de água e abastecimento residencial de água.

   Além disso, essas operações têm impactos ecológicos positivos, incluindo a melhoria dos ecossistemas desérticos, o aumento da cobertura vegetal e a supressão do tempo de poeira.

Sair da versão mobile